Dom Fouad Twal

Não faz de chefe, está a serviço, diz Patriarca sobre Papa

O Patriarca Latino de Jerusalém comentou a visita do Papa Francisco à Terra Santa

Da redação, com Rádio Vaticano

Não faz de chefe, está ao serviço, diz Patriarca sobre Papa

Dom Fouad Twal FOTO: Rádio Vaticano

“A verdade é que eu vejo na pessoa do Santo Padre uma mensagem para nós chefes religiosos: uma mensagem de simplicidade e humildade. Não faz de chefe, está a serviço”. Foi o que afirmou o Patriarca Latino de Jerusalém, Dom Fouad Twal, que comentou a visita do Papa Francisco à Terra Santa, na semana passada.

Dom Fouad disse que durante a visita papal, ficou impressionado especialmente no almoço com as cinco famílias palestinianas. “Cada uma contou a sua história e antes do fim do almoço, Gasbarri disse ao Santo Padre se queria sair com 20 minutos de antecipação antes da visita à Gruta. E aqui tocou-me o coração! O Papa disse: ‘Esta gente sofre, não posso deixá-los sozinhos. Não vou antes: fico com eles até ao fim. E ficou com eles até ao fim…’”.

O Patriarca Latino de Jerusalém disse que gostaria muito que o Papa Francisco visitasse Nazaré da Galileia, durante do Sínodo da Família que terá duas etapas em 2014 e 2015.”

“Tivemos pelo menos 4 mil peregrinos vindos da Galileia que estiveram em Belém e também na Jordânia para a Missa. Jerusalém sempre esteve blindada. Também é verdade que em Jerusalém não houve nenhum ato público. Mas nos seus discursos disse de querer ir à Galileia, a Nazaré. Agora que temos o Sínodo da Família e Nazaré é o lugar da Sagrada Família, esperemos e rezemos para que volte nessa ocasião…”.

Dom Fouad Twal comentou ainda a proposta de oração pela paz no Vaticano que o Papa Francisco fez a Mahmud Abbas e Shimon Perez. “Considerando que este encontro não pode ser nem em Jerusalém, nem em Belém, o Santo Padre ofereceu a sua casa. É uma iniciativa que indica certamente a boa vontade do Santo Padre de chegar à paz e de trazer um pouco de paz e calma. Espero que com esta iniciativa alguma coisa se faça…”

O Papa Francisco iniciou sua visita à Terra Santa no último sábado, 24, prosseguindo até a segunda-feira, 26. Recorde os principais momentos desta viagem apostólica.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo