Sexta instituição atacada

Na Índia, escola católica sofre ataque e fica depredada

Governador de Nova Déhli (Índia) disse que não vai mais tolerar ações semelhantes

Da redação, com Rádio Vaticano

A Escola Católica Auxilium School, em Nova Déhli (Índia), foi o sexto alvo de ataques contra instituições religiosas desde novembro do ano passado. A escola foi atacada na noite nesta quinta-feira, 12, quando desconhecidos cometeram atos de vandalismo no interior e danificaram as câmeras de segurança do local, segundo informou A TV Times Now.

O novo governador de Nova Déhli, Arvind Kejriwal, líder do Partido do Homem Comum, condenou os ataques assegurando, via Twitter, que “ações semelhantes não serão toleradas”.

A Diretora da escola, Irmã Lucy John, explicou aos jornalistas que o grupo de atacantes inutilizou as câmaras de segurança dentro da instituição, mas não as externas, o que poderá ajudar a identificá-los. “Eles se apossaram de 12.000 rúpias (cerca de 170 euros)”, mas “não danificaram nenhum objeto religioso”, completou a religiosa. Com o ataque, o convento que administra a escola fechou a estrutura e mandou os alunos para casa.

Falando à Agência Asianews, o Presidente do Global Council of Indian Christians (Gcic), Sajan George, declarou estarem todos angustiados com as hostilidades “que parece não ter fim”, contra a “minúscula” comunidade cristã no país.

“Os grupos nacionalistas continuam a atacar fiéis, instituições religiosas, e agora, também as escolas. A situação da ordem pública está piorando e o Gcic espera que o Partido Anticorrupção, agora no governo, seja capaz de conter estes elementos”, observou Sajan.

Para ele, o que está acontecendo em Nova Déhli e em outras partes da Índia é uma “mancha vergonhosa” nas “credenciais laicas”. “A Índia é uma República secular e democrática em que a liberdade religiosa e de culto são garantidas pela Constituição. Estamos perdendo a nossa autoridade moral diante da comunidade internacional”, lamentou

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo