Reconciliação

Na Colômbia, católicos, judeus e muçulmanos se unem pela paz

Líderes das três religiões assinaram uma declaração conjunta histórica pela paz na Colômbia e no mundo

Da Redação, com Conferência Episcopal da Colômbia

Os líderes das comunidades católica, judaica e muçulmana da Colômbia assinaram no dia 1° deste mês uma declaração conjunta pela paz.

O secretário-adjunto da Conferência Episcopal Colombiana, Padre Pedro Mercado Cepeda, explica que no documento as três comunidades se comprometem com a construção da paz e da reconciliação da Colômbia e do mundo.

A iniciativa está em sintonia com o encontro de oração pela paz realizado, no Vaticano, entre o Papa Francisco e os presidentes de Israel, Shimon Peres e Palestina,  Mahmoud Abbas, no dia 8 de junho.

Líderes religiosos assinam declaração pela paz / Foto: Conferência Episcopal Colombiana

Líderes religiosos assinam declaração pela paz / Foto: Conferência Episcopal Colombiana

O encontro, presidido pelo Arcebispo de Bogotá, Cardeal Rubèn Salazar Gòmez, pelo Rabino Alfredo Goldschimidt, e pelo Xeque Ahmad Tayel teve momentos de oração e cantos, a bênção das placas comemorativas, a assinatura e a proclamação da declaração inter-religiosa por parte dos três líderes religiosos.

O cardeal Salazar disse que infelizmente ao longo da história religiosa  ficou demonstrado que houve rivalidade  embora todos sigam o mesmo Deus. “Por isso, o Santo Padre, o Papa Francisco, quis fazer, desde Roma, um gesto de reconciliação entre dois inimigos que, hoje em dia, parecem irreconciliáveis​​, Israel e Palestina. Imitando esse gesto, a comunidade uniu-se em um momento de oração para pedir pela paz de todo o mundo, mas de modo especial, pela paz na Colômbia”.

O rabino Alfredo Goldschmidt, representante da comunidade judaica, acredita que a oração pela paz seja uma oportunidade para fechar a porta de ódio e de violência. “Dói-nos muito que um grupo de pessoas perturbem e não permitam que um país possa viver em tranquilidade como sociedade, o que acontece na Colômbia, acontece no Oriente Médio e em muitos países do mundo”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo