Curiosidade

Museu americano quer melhorar imagem das baratas

Insituição pagará US$ 0,25 por cada inseto para uma exposição. Idéia é mostrar que eles são importantes para livrar a humanidade do lixo.

Um museu de Houston, nos Estados Unidos, está oferecendo US$ 0,25 por barata para preencher uma exibição sobre insetos que comem coisas em decomposição.

O Museu de Ciência Natural de Houston quer mil baratas norte-americanas, que crescem até 5 centímetros, podem voar e sobreviver ao clima subtropical, disse nesta quarta-feira (2) a entomologista do museu, Laurie Pierrel.

As baratas serão parte de uma exibição para melhorar a má imagem destes insetos, que se alimentam de organismos em decomposição e, com isso, melhoram a limpeza geral.

"Se não tivéssemos baratas, haveria muito mais lixo por ai", disse Pierrel.

Baratas são amplamente consideradas criaturas sujas hospedeiras de doenças, mas isso é injusto, disse ela. "Elas são muito limpas, como um gato", disse Pierrel. "Elas se limpam o dia todo."

Há o problema de que elas frequentemente entram nas casas pelo sistema de esgotos, mas a sujeira fica apenas nos pés delas, até serem limpados, disse a entomologista.

Mas o que comerão as baratas do museu? Praticamente a mesma coisa que elas comem em casa.

"Geralmente jogamos uma caixa de restos de bolo, alguns pedaços de maçã, alguns pedaços de laranja, comida de gato, comida de cachorro — nossos insetos comem bem", disse Pierrel.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo