A Organização Mundial da Saúde (OMS) informou, nesta segunda-feira, 29, que já são 70.893 os casos confirmados de influenza A (H1N1) – a chamada gripe suína – em 116 países. Ao todo, 311 pessoas morreram vítimas da doença.
Foram confirmados mais de 11 mil novos casos desde a última sexta-feira, 26, quando havia 59.814 ocorrências. O maior número de pessoas infectadas foi registrado nos Estados Unidos (27.717), seguido por México (8.279), Canadá (7.775), Chile (5.186) e Reino Unido (4.250).
No Brasil, o Ministério da Saúde registrou, desde domingo, 28, 70 novos casos de gripe suína, 522 no total. Os estados mais afetados são São Paulo (260), Minas Gerais (65) e Rio de Janeiro (52).
Situação no Brasil
O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, nesta segunda-feira, 29, durante a reunião de coordenação política, um relato sobre a situação do Brasil em relação à influenza A. Temporão explicou ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a ministros as medidas que estão sendo tomadas para conter o avanço da doença, que neste domingo, 28, provocou a primeira morte no país.
Segundo o ministro de Relações Institucionais, José Múcio Monteiro, a avaliação é que a situação está sob controle no país. “O Brasil tem o controle dessa situação no momento”, afirmou após a reunião.
Além de Lula, estiveram presentes os ministros da Justiça, Tarso Genro, da Casa Civil, Dilma Rousseff, do Planejamento, Paulo Bernardo, da Fazenda, Guido Mantega, da Comunicação Social, Franklin Martins, da Secretaria-Geral da Presidência, Luiz Dulci, e o vice-presidente, José Alencar.
Conteúdo acessível também pelo iPhone – iphone.cancaonova.com