Sínodo dos Bispos

Mulher contribui para humanizar sociedade, diz religiosa africana

"Deus dotou a mulher de dons específicos para que cuidasse da vida", disse nesta quinta-feira, 15, a secretária da Comissão Justiça e Paz da Conferência Episcopal Nacional do Congo, Irmã Marie-Bernard Alima Mbalula, durante sua intervenção no Sínodo para a África.  

"O acolhimento, a gratuidade, o dom de si, a compaixão, a ternura, a paciência (…) são todos valores presentes na mulher e indispensáveis para dar a vida", complementou Irmã Marie-Bernard, defendendo o contributo da mulher, em humanizar a sociedade.

Sendo assim, destaca, a mulher tem "uma missão a cumprir" na sociedade. Um testemunho específico. "Em todos os setores em que é chamada a trabalhar, ou seja, na família, na Igreja, na política, na sociedade, a sua luta, o seu contributo é de pôr a vida humana no centro de todas as preocupações", explicou a irmã.

A função da mulher é portanto enriquecer as várias instâncias da sociedade de "valores humanos". Esta, no entanto, nem sempre é reconhecida, particularmente no setor político. "É então legítimo perguntar-se: onde estão as mulheres empenhadas na política quando os governantes africanos adotam leis que destroem a África?", questionou. "O silêncio das mulheres sobre as questões vitais deveria preocupar-nos", afirmou Irmã Marie-Bernard.

A religiosa considera tratar-se de uma missão exigente, que requer uma forte capacidade de iniciativa. Obriga à condenação e oposição à cultura de morte e de violência, possibilitando uma mudança na própria organização social. É contudo necessária a ajuda do homem para que juntos "possam contribuir para uma sociedade mais humana", concluiu.

A 2ª Assembleia Especial para a África do Sínodo dos Bispos, teve início no dia 5 desse mês, em Roma, e reúne 244 padres sinodais, até o dia 25, para refletir sobre a missão e desafios da Igreja no continente africano.

Leia mais
.: Primeira etapa do Sínodo é encerrada com 25 propostas
.: Saiba mais sobre os momentos de oração dos bispos no Sínodo


Siga o Canção Nova Notícias no twitter.com/cnnoticias
Conteúdo acessível também pelo iPhone – iphone.cancaonova.com

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo