Resposta ao apelo do Papa

Mosteiro na Alemanha irá acolher refugiados sírios

O Bispo de Rottenburg-Stuttgart, na Alemanha, Dom Gebhard Fürst, informou nesta segunda-feira, 14, que colocará à disposição dos refugiados sírios os espaços disponíveis do mosteiro beneditino de Weingarten. O bispo anunciou que tornará prioritário na Diocese o problema dos refugiados nos próximos meses.

Em entrevista publicada pelo jornal “Schwäbische Zeitung”, Dom Fürst definiu a iniciativa como um apelo a outras instituições "a reagir rapidamente diante de uma emergência cada vez mais grave". O bispo já havia declarado outras vezes que a Diocese estaria aberta para receber refugiados.

“Durante um congresso em Weingarten, dedicado a São Martinho, amadureci finalmente a decisão de agir. São Martinho partilhou de seu próprio manto com o pobre. De um ponto de vista simbólico, isto vale também para os espaços ociosos”, explicou Dom Fürst.

O vigário da Paróquia de São Martinho, localizada próxima ao mosteiro, padre Ekkehard Schmid, destacou que a proposta do bispo é excelente. "Precisamos assumir os problemas destas pessoas que perderam tudo. É um mandamento do amor cristão pelo próximo", comentou.

"A ideia de abrir este espaço para acolher os refugiados foi ponderada muitas vezes. Agora é preciso avaliar os espaços e preparar a integração dos refugiados na vida cotidiana de Weingarten", concluiu o sacerdote.

A iniciativa do mosteiro está de acordo com um pedido do Papa Francisco, em discurso aos refugiados do Centro Astalli em Roma. Na ocasião, o Santo Padre, pediu aos Institutos religiosos que acolham os necessitados.

"Os conventos vazios não servem para serem transformados em hotéis a fim de ganhar dinheiro. Os conventos vazios não são nossos, mas são para a carne de Cristo que está nos refugiados", declarou o Papa.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo