window.dataLayer = window.dataLayer || []; function gtag(){dataLayer.push(arguments);} gtag('js', new Date()); gtag('config', 'G-EZJ58SP047'); window.dataLayer = window.dataLayer || []; function gtag(){dataLayer.push(arguments);} gtag('js', new Date()); gtag('config', 'G-EZJ58SP047');

Egito

Mortos em explosão em igreja chega a 23

O número de mortos chegou a 23 na explosão ocorrida em frente a uma igreja da Copta Ortodoxa, durante a celebração de Ano Novo, em Alexandria, no Egito, informou a agência de notícias oficial MENA nesta terça-feira, 4.

Dezenas de pessoas ficaram feridas quando um suposto homem-bomba explodiu um dispositivo durante a missa da meia-noite.

“Não só a comunidade católica, mas todos os cristãos, toda a comunidade egípcia e até mesmo os muçulmanos receberam com grande tristeza a notícia do massacre desses inocentes, que saiam da igreja depois da celebração de Ano Novo, esperando que fosse um ano sereno. E foi realmente um choque para todos”, conta o ministro da Província Franciscana no Egito, William Kamal.

O Natal será celebrado ainda no dia 7 de janeiro pela Igreja Ortodoxa, e segundo o patriarca Shenouda,o terrorismo não impedirá que os fiéis festejem o nascimento de Jesus.

O número de cristãos no Egito, segundo o  ministro da Província Franciscana, chega a 250 mil, um número pequeno, mas de grande representatividade. “Existem contatos de diálogo direto entre as comunidades cristãs, e entre muçulmanos e cristãos. Isso já é um grande passo”, ressalta William Kamal.

No Ângelus do domingo, 2, o Papa Bento XVI condenou os atos de violência contra a comunidade ortodoxa, e pediu aos fiéis para “perseverar na fé e testemunho da não-violência que vem do Evangelho”. 

O presidente do Conselho Pontifício para o Diálogo Inter-religioso, Cardeal Jean-Louis Tauran, enfatizou que o mal se vence com o bem, e o caminho para a paz é o diálogo. “Isso significa que o diálogo deve ser intensificado. São necessárias, antes de tudo, usar as armas 'morais', começando com o respeito dos acordos. Então, devemos procurar colocar em prática todas as belas declarações que fizemos”, destacou Dom Tauran.

Segundo a agência de notícias Reuters, nenhum documento oficial sobre como o ataque realizado foi divulgado até o momento, mas analistas apontam para uma pequena célula, e não um grupo militante semelhante àquelas por trás de uma insurgência islâmica que eclodiu há mais de uma década.

O bilionário Naguib Sawiris, presidente do conselho de uma das maiores empresas de telecomunicações do Egito, a Orascom Telecom, ofereceu 1 milhão de libras egípcias (172.500 dólares) por informações sobre o ataque de 1º de janeiro, disse um jornal estatal nesta terça-feira.

Jovens cristãos da Alexandria e Cairo protestaram pedindo mais proteção das autoridades.

Leia mais
.: Papa critica atentado contra cristãos no Egito
.: Cristãos são os mais perseguidos no mundo
.: Mensagem do Papa para o Dia Mundial da Paz 2011
.: Liberdade religiosa é caminho privilegiado para a paz, diz Papa
.: Papa reflete sobre encarnação de Jesus e valor da família

Siga o Canção Nova Notícias no twitter.com/cnnoticias
Conteúdo acessível também pelo iPhone – iphone.cancaonova.com

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo