Roma

Morre um dos protagonistas do ecumenismo na Igreja Católica

Faleceu nesta quarta-feira, 22, em Roma, no hospital de Tor Vergata, Monsenhor Eleuterio Fortino, subsecretário do Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos. Os funerais do prelado, informa a Rádio Vaticano, serão realizados no próximo domingo, 26, na Igreja paroquial de San Benedetto Ullano, na Calábria.

Mons. Fortino se ocupava em particular das relações com as Igrejas Orientais. Era secretário católico da Comissão Mista internacional para o diálogo interreligioso entre a Igreja Católica e a Igreja Ortodoxa, que agora se reúne pela 12ª Sessão Plenária em Viena. Como observador, o falecido subsecretário havia participado também da última sessão do Concílio Vaticano II.

Inúmeros telegramas de condolências já chegaram ao Vaticano. Entre os quais, do representante do Patriarcado Ecumênico de Constantinopla na Itália e Malta, o metropolita Gennadios Zervos, antigo parceiro de trabalho do falecido prelado, que fala de Monsenhor Fortino como um dos protagonistas do ecumenismo.

Monsenhor Fortino era sacerdote da Eparquia Ítalo-albanesa de Calábria. Nascido em Lattarico, na província de Cosenza, no dia 12 de abril de 1938, estudou no monastério de Grotaferrata. Aluno do Pontifício Colégio Grego de Roma, completou seus estudos filosóficos e teológicos na Pontifícia Universidade Gregoriana. Desde 1965 estava no Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos.

Siga o Canção Nova Notícias no twitter.com/cnnoticias
Conteúdo acessível também pelo iPhone – iphone.cancaonova.com


 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo