Colégio Cardinalício

Morre o cardeal francês Roger Etchegaray

No dia 22 deste mês, o cardeal completaria 97 anos; Funeral será realizado nesta segunda-feira, 9, na Catedral de Sainte-Marie, na França

Da redação, com Vatican News

O bispo de Bayonne, Lescar et Oloron, Dom Marc Aillet, comunicou o falecimento na tarde desta quarta-feira, 4, do cardeal Roger Etchegaray, após ter recebido os últimos Sacramentos “em paz e serenidade” e convidou todos os fiéis a rezarem pelo repouso de sua alma. O corpo será velado no Lar de Idosos Arditeya a partir de quinta-feira, 5, à tarde. O funeral será realizado nesta segunda-feira, 9, às 10h30, na Catedral de Sainte-Marie em Bayonne, na França.

Nascido em 1922 em Espelette, localidade francesa da região da Aquitânia, junto à fronteira com a Espanha, foi ordenado sacerdote em 13 de julho de 1947, na Paróquia de Bayonne. Foi nomeado bispo-titular de Gemellae em Numidia e bispo-auxiliar de Paris, em 1969.

Em 1970 foi elevado a arcebispo de Marselha e em 1975 nomeado Prelado da Missão da França em Pontigny, ligado à arquidiocese de Dijon. Em 1979 foi criado cardeal e feito cardeal-presbítero da Sé titular de São Leão I.

Em 1984 foi nomeado pelo Papa João Paulo II presidente do Pontifício Conselho Justiça e Paz e do Pontifício Conselho Cor Unum. Em 1995 deixou o Pontifício Conselho Cor Unum e, três anos mais tarde, o Pontifício Conselho Justiça e Paz, e foi feito cardeal-bispo de Porto-Santa Rufina. Em 2005, foi confirmado como vice-decano do Colégio de Cardeais.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo