Nota de falecimento

Morre ex-patriarca de Lisboa, Dom José Policarpo

Dom José Policarpo morreu nesta quarta-feira, 12, em Lisboa

Da redação, com portal Renascença

dom josé policarpoPensador e acadêmico com vasta obra publicada, Dom José Policarpo morreu nesta quarta-feira, 12, aos 78 anos. Ele foi Cardeal Patriarca de Lisboa durante 15 anos.

As exéquias serão na próxima sexta-feira, 14, por volta das 16 horas, na Sé de Lisboa, seguindo depois para São Vicente de Fora, o panteão dos Patriarcas.

Dom José Policarpo foi nomeado bispo auxiliar de Lisboa em 26 de maio de 1978; recebeu a Ordenação Episcopal em 29 de Junho do mesmo ano e, em março de 1997, tornou-se arcebispo coadjutor do Patriarca de Lisboa, dom Antônio Ribeiro, a quem sucedeu como Patriarca em 24 de Março de 1998.

Formou-se em Filosofia e Teologia, no seminário maior do Cristo Rei, dos Olivais, e passou por Roma e pela Pontifícia Universidade Gregoriana, antes de regressar a Portugal. Ocupou diversos cargos na Universidade Católica, desde docente a diretor da Faculdade de Teologia e, até, a reitor da Universidade, tendo deixado o cargo em 1996.

O atual Patriarca de Lisboa, dom Manuel Clemente, diz que “mantém-se viva a feliz memória do seu trabalho e do muito que a Igreja de Lisboa e a Igreja em Portugal deve à sua generosidade e à sua lucidez, à sua grande bondade com que exerceu o seu Ministério”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo