Raptadas em dezembro

Monjas sírias sequestradas por grupo rebelde foram libertadas

As religiosas foram sequestradas em dezembro do último ano após a tomada da cidade por grupo de rebeldes ligado à rede Al-Qaeda

Da Redação, com Rádio Vaticano

Monjas sírias sequestradas por grupo rebelde foram libertadas

Mosteriro de Santa Tecla, Maalula, Síria /Foto: Arquivo

O grupo de religiosas ortodoxas do Mosteiro de Santa Tecla sequestradas por rebeldes  na cidade síria de Maalula, em dezembro de 2013, foi libertado na madrugada desta segunda-feira, 10. De acordo com fontes locais, as monjas foram libertadas após negociações do Líbano e do Catar.

As religiosas  foram  soltas em troca da libertação de cerca de 150 mulheres detidas nas prisões do regime de Damasco, como exigência de grupos rebeldes.

As monjas chegaram a Jdeidet Yabus, lado sírio da fronteira com o Líbano, depois de uma viagem de nove horas, saindo de Yabrud, no Líbano.

Em declarações aos jornalistas presentes na fronteira, uma delas afirmou: “Queremos dar graças a Deus, que tornou possível que nós estivéssemos aqui. Agradecemos ao presidente Bashar al-Assad por ter mantido contato com o Emir do Catar, Tamim Bin Hamad al Thani”.

Maalula foi conquistada pelos rebeldes e, depois disso, as monjas foram levadas para a região de Yabrud. Segundo os negociadores, elas estavam nas mãos dos jihadistas da Frente Al-Nosra, ligada à rede Al-Qaeda e dirigida, nessa área, por Abu Malek al Koweiti.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo