Vida Contemplativa

Monja fala da vocação monástica e vida em clausura

Nesta quinta-feira, 21, memória litúrgica da Apresentação de Nossa Senhora ao Templo, a Igreja Católica celebra a Jornada Pro Orantibus, dedicada a todas as comunidades de clausura.

Por ocasião da jornada para a Vida Contemplativa, o Papa Francisco visitará o Mosteiro das monjas camaldolesas de Santo Antônio Abade, no bairro Aventino, em Roma.

Mas o que é a vocação monástica? Como se vive em clausura? A monja Escolástica Ottoni de Mattos, da Abadia Santa Maria, em São Paulo, explica que, no fundo, a vocação monástica é uma vocação de todo ser humano, pois é a vocação de buscar a Deus.

No entanto, ela explica que os monjes e monjas buscam a Deus de uma maneira mais concreta: "Vivendo num Mosteiro e tendo como característica principal o Ofício Divino, que é o louvor de Deus".

A religiosa conta que, em seu Mosteiro, as monjas levantam às 4h30 e, durante todo o dia, participam de sete Ofícios Divinos, nos quais cantam os salmos e leem a Sagrada Escritura e os escritos dos padres da Igreja.

Sobre a vivência em clausura, monja Escolástica diz que ela não significa uma ruptura do mundo, mas sim um afastamento para viver uma melhor comunhão. "Nós temos uma comunhão com as pessoas que estão no mundo, rezamos pelo mundo, às vezes damos orientação espiritual, as pessoas vêm se aconselhar conosco".

Ela explica ainda que as monjas podem sair do mosteiro para as necessidades básicas, como ir ao mercado, médico e dentista. Entretanto, afirma que uma vida de clausura é essencial. "Não existe uma vida de oração sem um mínimo de recolhimento", ressalta.

Leia mais
.: Religiosas que vivem em clausura mostram como é seu dia a dia
.: Vida consagrada: religiosa fala de renúncias e escolha vocacional
.: A vida consagrada, riqueza da Igreja para a humanidade


Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo