A cidade de Maracaibo, na Venezuela, receberá a partir desta terça-feira, 25, mais de cinco mil pessoas, por ocasião do 4º Congresso Missionário Americano e o 9º Congresso Missionário Latinoamericano (COMLA). Com o lema “América missionária, partilha tua fé”, o evento reunirá participantes de toda a América até o próximo dia 1º.
O Congresso acontece a cada quatro anos e tem como objetivo refletir sobre o trabalho missionário em todo o continente. Em 1999, o Congresso que era realizado somente na América Latina, passou a ser realizado em âmbito continental, por isso leva sempre os dois títulos: Congresso Latino Americano (Comla) e Congresso Missionário Americano (CAM).
Neste ano, o tema das reflexões será: "Discípulos missionários de Jesus Cristo da América, em um mundo secularizado e pluricultural". No site dedicado ao evento, será possível acompanhar as palestras e homilias.
O Brasil participará com uma delegação de 150 pessoas, representantes dos Conselhos Missionários Regionais (Comires), organismos e instituições missionárias.
A Missa de abertura será realizada na Praça da Basílica de Nossa Senhora de Chiquinquirá, no dia 26 de novembro, aberta ao público. A Celebração será presidida pelo enviado especial do Papa Francisco, o prefeito da Congregação para a Evangelização dos Povos, Cardeal Fernando Filoni.
Cronologia:
1977 – Comla 1, Torreón (México);
1983 – Comla 2, Tlaxcala (México)
1987 – Comla 3, Bogotá (Colômbia)
1991 – Comla 4, Lima (Peru)
1995 – Comla 5, Belo Horizonte (Brasil)
1999 – CAM 1 – Comla 6, Paraná (Argentina)
2003 – CAM 2 – Comla 7, Guatemala (Guatemala)
2008 – CAM 3 – Comla 8, Quito (Equador)
2013 – CAM 4 – Comla 9, nos dias 26 de novembro a 1º de dezembro, em Maracaibo, Venezuela.