Francisco na Coreia do Sul

Missionário espera que Papa reze pela reunificação da Coreia

Padre Álvaro Pacheco destaca alegria da população coreana à espera do Papa

Da Redação, com Agência Ecclesia

Missionário espera que Papa reze pela reunificação da Coreia

Sul-coreanos aguardam visita do Papa / Foto: Agência Ecclesia

É com alegria e satisfação que a Coreia do Sul espera a visita do Papa Francisco em agosto deste ano. A afirmação é do padre português Álvaro Pacheco, que atualmente é missionário da Consolata na Coreia do Sul.

O sacerdote português espera que o Papa reze também pela reunificação das duas Coreias, “um tema sobre o qual a Igreja sul-coreana tem repetidamente mostrado particular interesse e dedicação”.

Segundo o presidente da Conferencia Episcopal, Dom Pedro Kang Uh-il, esta visita irá contribuir para a paz na península.

A viagem que o Papa Francisco fará à Coreia do Sul é a primeira de um pontífice desde que João Paulo II ali esteve em 1989, em virtude do Congresso Eucarístico Internacional. “A visita representa uma vitória da diplomacia católica sul-coreana, que tentou , ao longo destes anos, que o Papa visitasse a Coreia”.

O padre Álvaro Pacheco recorda que um dos motivos pelos quais o Papa Francisco visitará a Coreia é a beatificação de 124 mártires, mortos durante uma perseguição contra os cristãos em finais do século XVIII.

A terceira viagem internacional do pontificado (a primeira foi ao Brasil e a segunda será à Terra Santa, em maio de 2014) foi marcada por ocasião do sexto encontro da Juventude Asiática, que vai ser realizado entre 10 e 17 de agosto, na Diocese de Daejeon.

O sacerdote entende que esta é “uma ocasião que suscita particular interesse por parte do Papa, que tinha já expresso um amor e carinho especiais pela juventude durante a Jornada Mundial da Juventude, realizada no ano passado no Rio de Janeiro”.

No contexto asiático, a Igreja na Coreia do Sul é a terceira mais forte, depois das Filipinas e Vietnã, fato sublinhado pela recente criação de um novo cardeal, Dom André Yeom Soo-jung, arcebispo de Seul.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo