Rito em Latim

Missas em Latim podem ser celebradas a partir desta sexta-feira

Entra em vigor nesta sexta-feira, 14 setembro, o Motu Proprio de Bento XVI sobre a Missa em Latim. O documento "Summorum Pontificum" aprova o uso do Missal promulgado por João XXIII em 1962, o conhecido Rito de São Pio V.

O rito de São Pio V foi substituído em 1970, alguns anos depois do Concílio Vaticano II, dando lugar ao Novo Ordinário, Missal Romano em em vigor atualmente.

O Documento "Summorum Pontificum" de Bento XVI permite a partir desta sexta-feira que seja celebrado o rito antigo livremente pelos sacerdotes que assim o desejarem, mas não será permitido substituir as celebrações feitas no habitual rito romano, deverão ser acrescentadas em outros horários.

Na carta explicativa que enviou aos Bispos de todo mundo, Bento XVI deixou claro que não se trata de uma imposição do rito em Latim, mas de uma forma opcional para aqueles que o desejam celebrar, reconhecendo a riqueza litúrgica do antigo rito.    

Na prática não haverá nenhuma alteração nas Paróquias, o sacerdote continua celebrando a missa no rito Romano Ordinário. E se desejar celebrar no Rito de Pio V deverá estabelecer outro horário. Não substituindo os horários já existentes. Os grupos de fiéis que desejarem participar desse rito poderão solicitá-lo ao sacerdote de sua paróquia ou ao bispo.  

Desta maneira a liturgia Romana passa a ter a Forma ordinária e extraordinária de celebrar. A Ordinária é aquela em vigor atualmente e, a extraordinaria, o rito de Pio V, que tem como diferença a obrigação do Latim, calendário litúrgico e o Lecionário.

Não poucas polêmicas surgiram em torno do Documento, principalmente pelo retorno ao Latim. A estas questões responde o Prefeito da Congregação para o Culto divino, Cardeal Francis Arinze, que afirmou que o uso do Latim é sinal de unidade:

"Todas as grandes religiões do Mundo valorizam a língua do seu livro Sagrado, e porque nós não? Por acaso não queremos fazer memória? Não desejamos celebrar com o mesmo idioma que celebrou São Tomás de Aquino, Santa Teresinha, ou Dom Bosco? A Nossa Igreja não se resume somente em um país, ou uma cidade: é Universal, portanto a língua latina nos une", destacou.  

O Cardeal Colombiano Darío Castrillón, presidente da Comissão Ecclesia Dei, celebrará uma missa em latim, em Loreto, na Itália, nesta sexta-feira, marcando a entrada em vigor do "motu proprio" de Bento XVI. 

A carta apostólica "Summorum pontificum" foi publicada pelo Papa em 7 de julho deste ano.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo