Memória

Missa recorda 31 anos de falecimento do Papa Paulo VI

Um missa celebrada no Vaticano recorda hoje, 06, os 31 anos de falecimento do Papa Paulo VI. A cerimônia será presidida pelo Cardeal Angelo Comastri, arcipreste da Basílica de São Pedro. Em Castel Gandolfo, cidade onde ele faleceu, também haverá missa e concerto em sua memória.

Na oração do Ângelus deste domingo, o Papa Bento XVI, já havia recordado a pessoa do Papa Montini, como era conhecido. O pontífice destacou sua vida sacerdotal rica de humanidade.

Paulo VI nasceu em Concesio, Itália, em 1897 e foi nomeado Papa em 21 de junho de 1963. Esteve à frente da Igreja Católica durante a maior parte do Concílio Vaticano II e foi decisivo na aplicação prática de suas orientações.

Escreveu a Encíclica Humanae Vitae, documento que foi um marco decisivo da Doutrina da Igreja nas questões sobre o aborto, esterilização e regulação da natalidade por métodos artificiais, cuja doutrina serviu de base para outros documentos pontifícios sobre a família, ética conjugal e bioética.

Papa Montini foi o primeiro a viajar de avião. Fez viagens a Terra Santa, Índia, ONU, Portugal, Turquia, Colômbia, Suíça, Uganda, Filipinas e Austrália. Foi ele que encerrou o Concílio Vaticano II, aberto pelo Papa Jõao XXIII, implementando reformas e medidas inovadoras que visavam renovar a Igreja Católica.

Conteúdo acessível também pelo iPhone – iphone.cancaonova.com

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo