Martírio

Missa na França recorda um ano do assassinato do padre Jacques Hamel

Padre Jacques Hamel foi assassinado há um ano, enquanto celebrava Missa

Da Redação, com Rádio Vaticano

Pare Jacques Hamel, assassinado ano passado / Foto: Arquivo – Reprodução Reuters

“O ódio não triunfou e não triunfará”, afirmou o bispo de Rouen na França, Dom Dominique Lebrun, ao celebrar em Saint-Etienne du-Rovray na manhã desta quarta-feira, 26, a Missa em memória de Padre Jacques Hamel. O sacerdote foi assassinado há exatamente um ano nesta mesma igreja e no mesmo horário da celebração, por dois jovens terroristas do autoproclamado Estado Islâmico.

A sua vida oferecida por amor é como “uma semente destinada a dar frutos”, afirmou Dom Dominique aos presentes na celebração, entre os quais representantes de outras religiões e autoridades civis, como o presidente francês Emmanuel Macron.

Durante a celebração, foram depositadas flores diante da Cruz da procissão, colocada ao lado do Círio Pascal e da imagem de Nossa Senhora, profanada pelos dois terroristas. Ao final da Missa foi descerrada uma placa em memória do sacerdote mártir no jardim da paróquia.

Leia também
.: Bispo na França escreve mensagem recordando padre Hamel
.: Em memória ao Padre Hamel, AIS ajudará na formação de mil sacerdotes

“Um sacerdote simples que nos deixou o fruto da paz”, acrescentou Dom Dominique, recordando padre Jacques Hamel. “Este sacerdote é sem sobra de dúvida um sacerdote diocesano, simples, em quem todos podem encontrar o padre que esteve na escuta, que acolheu os pedidos, que falou de uma passagem do Evangelho. Não era conhecido por iniciativas extraordinárias, momentos fortes de evangelização. Era somente um sacerdote simples, de bairro”.

Após a morte de padre Hamel, milhares de pessoas prestaram homenagens a padre Hamel, inclusive muitos muçulmanos haviam rezado junto com os católicos em sinal de solidariedade e unidade. O bispo de Rouen disse que a trágica situação do assassinato poderia ter gerado lutas, discussões, conflitos, mas, pelo contrário, o que ele observa é paz nas relações, seja com os católicos seja com os muçulmanos. “Há um ano as coisas se desenvolvem na paz com opiniões diferentes, mas em que podemos nos expressar uns aos outros”.

O processo de beatificação de padre Jacques Hamel foi aberto no dia 13 de abril de 2017. “Hoje a nós não resta que viver este processo com serenidade para poder proclamar Padre Hamel e fazê-lo entrar no culto público, se Deus quiser e se depois o Papa o decidir”, concluiu Dom Dominique.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo