Nossa Senhora

Missa em Fátima recorda terceira aparição de Maria a pastorinhos

"Uma das heranças espirituais mais preciosas que as aparições marianas em Fátima nos deixaram é a devoção ao Imaculado Coração de Maria".

É o que defendeu o Arcebispo Emérito de Milão, Cardeal Dionigi Tettamanzi, que presidiu a tradicional Missa da Peregrinação Internacional de 13 de setembro no Santuário de Fátima. "A devoção ao Imaculado Coração de Maria pode indicar o caminho para que, também nós, nos tornemos 'templo do Senhor'", disse.

Dom Tettamanzi falou aos peregrinos presentes no Santuário nesta peregrinação internacional aniversária sobre a terceira aparição de Nossa Senhora aos videntes Lúcia, Francisco e Jacinta, ocorrida em 13 de Julho de 1917 e na qual o Segredo de Fátima foi revelado.

"Após ter mostrado o ‘lugar’ da possível condenação eterna dos homens, Nossa Senhora disse que Deus – precisamente para os salvar dessa trágica sorte – quer estabelecer no mundo a devoção ao Imaculado Coração da Mãe de Jesus", afirmou.

O Cardeal falou também das posteriores visões da Irmã Lúcia, nas quais Nossa Senhora explicitou a devoção ao Imaculado Coração de Maria em torno de dois conteúdos fundamentais:  “o primeiro é a prática da oração durante cinco meses, nos primeiros sábados de cada mês; o segundo é a consagração da Rússia ao Imaculado Coração de Maria realizada pelo Santo Padre em comunhão com todos os bispos do mundo”.

Em toda a homilia, o Arcebispo Emérito de Milão centrou a sua reflexão na espiritualidade do Coração de Maria, num convite aos peregrinos para que O imitem.

“Eis por que, caríssimos peregrinos, a devoção ao Imaculado Coração de Maria pode indicar o caminho para que, também nós, nos tornemos ‘templo do Senhor’, sua morada, sua casa, lugar onde ele vem – cheio de alegria –  habitar e descansar , como diz Santo Ambrósio: terminado o sexto dia da criação ‘daquela obra-prima que é o homem’, ‘o Senhor descansou de toda a sua obra no mundo’”, disse.

O Coração de Nossa Senhora é templo da palavra de Deus, disse D. Dionigi Tettamanzi, por ser “rico dos ecos das palavras e dos gestos de Jesus” e é misericordioso “pois conheceu com intensidade materna o coração do Filho que morre sem qualquer ressentimento, na oração dirigida ao Pai para que perdoe aos seus assassinos”.

O Cardeal terminou a sua homilia com uma nota de esperança, reiterando as palavras proferidas em Fátima pelo Papa Bento XVI, em Maio de 2010: “Aparecendo aos três pastorinhos no dia 13 de Julho de 1917, Nossa Senhora proclamava solenemente esta verdade: “«Por fim, o meu Imaculado Coração triunfará […] e será concedido ao mundo algum tempo de paz». Sim, será um triunfo – comenta ainda o futuro papa Bento XVI – no sentido de que, desde que o próprio Deus passou a ter  um coração humano pelo fiat de Maria, «a liberdade para o mal deixou de ter a última palavra»”.

Durante essa celebração eucarística, 116 peregrinos receberam a bênção do doente.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo