Vaticano

"Minha casa está aberta a todos", diz Papa

"Minha casa está aberta a todos", afirmou Bento XVI nesta manhã durante uma breve cerimônia de inauguração do Portão de Bronze, no Vaticano, após "dois anos de paciente trabalho".

O Santo Padre abençoou o Portão de Bronze, entrada principal da Residência Apostólica, totalmente restaurado.

Trata-se de um evento, disse o Papa, em seu discurso de inauguração, que não é de grande relevo, mas significativo pela função que este Portão exerce ao longo dos séculos de história eclesial.

Ao agradecer a presença dos participantes, no ato inaugural, mas, sobretudo, daqueles que contribuíram com as obras de restauração do Portão de Bronze, o Santo Padre recordou que a gigantesca obra foi realizada por João Batista Soria e Horácio Censor, durante o Pontificado de Paulo V, entre os anos 1617 e 1619.

Em 1663, após a colossal intervenção arquitetônica de Gian Lorenzo Bernini, ele foi colocado no seu atual lugar, ou seja, entre a colunata da Praça São Pedro e o Braço de Constantino.

Consumado pelas intempéries, o Portão de Bronze devia ter sido restaurado, por ocasião do Grande Jubileu do 2000. Devido à impossibilidade, ele foi desmontado e alguns anos depois, após cuidadosas obras, segundo técnicas e métodos modernos, voltou ao seu antigo esplendor.

"Precisamente por estar no ingresso da Casa, daquele que o Senhor chamou a guiar, como Pai e Pastor, de todo o Povo de Deus, _ disse o Papa _ este Portão assume um valor simbólico e espiritual: por ele passam aqueles que vão se encontrar com o Sucessor de Pedro e os que trabalham nos escritórios do Palácio Apostólico".

Por isso, Bento XVI expressou seu desejo de que todos aqueles que passarem pelo Portão de Bronze, possam sentir acolhidos pelo abraço do Papa. A Casa do Papa, disse o Pontífice, é aberta a todos.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo