Porciúncula

Milhares de jovens são esperados para o Perdão de Assis 2019

O Perdão de Assis está intimamente ligado à Ponciúncula, a pequena igrejinha reconstruída por São Francisco, em Assis

Da redação, com Vatican News

Na noite desta segunda-feira, 29, na cidade da Úmbria, teve início o Tríduo preparatório à festa do Perdão. Na quinta-feira, 1 de agosto, será celebrada a missa às 11, seguida pela procissão de “Abertura do Perdão”, assim chamada porque, a partir daquele momento, isto é, das 12 horas do dia 1 de agosto, até às 24 horas do dia 2, a Indulgência Plenária concedida diariamente na Porciúncula se estende a todas as igrejas paroquiais espalhadas no mundo, e também a todas as igrejas franciscanas. Na sexta-feira, 2, chegam os participantes da 39ª Marcha Franciscana, que neste ano tem por tema “No teu lugar”.

A Indulgência da Porciúncula

Em Assis, cruzando o limiar da Porciúncula, pode-se obter a Indulgência Plenária para si ou para os falecidos. É necessária uma confissão, participação na missa e na Eucaristia, renovação durante a visita da profissão de fé recitando o Credo e o Pai Nosso, e por fim rezar segundo as intenções do Papa e pelo Papa.

Especialmente neste período, são muitos os eventos realizados em Assis, como conta o  padre Francesco Piloni, responsável pelo Serviço de Orientação aos jovens (SOG): “O Perdão de Assis é sempre um grande dom daquela atribulada noite de 1216, quando Francisco desejou para todos o dom do Paraíso. Neste ano nos preparamos com os eventos da celebração: o tríduo de preparação para o Perdão, e depois as celebrações que tem início já a partir de primeiro de agosto, com eventos que mostram a preciosidade de saber que a misericórdia do Senhor chega a todos os peregrinos”.

Padre Piloni afirmou que os peregrinos que chegam nestes dias em Assis têm um profundo desejo de passar pela Porciúncula, uma igreja sempre aberta, como o coração misericordioso de Deus, do Pai; e de encontrar dentro daquele lugar, o sacramento, o encontro, o mesmo abraço com aquele rosto que sempre permanece fiel, que é o rosto do Pai. “Em modo particular, os eventos recordam os muitos jovens que passaram ao longo destes anos. Por 39 anos eles têm vindo de várias partes da Itália com a Marcha Franciscana, que nasceu há 39 anos e que reúne jovens que têm o desejo de caminhar como peregrinos do perdão, em direção a Assis”, frisou.

“Este ano em particular, o itinerário da Marcha tem por tema ‘No teu lugar’: slogan que quer narrar o itinerário bíblico e franciscano que acompanhará os jovens peregrinos que chegarão à Porciúncula em 2 de agosto. ‘No teu lugar’ significa precisamente isto: constantemente sentimos por parte dos jovens o desejo de encontrar o próprio lugar. Parece que continuamente as pessoas estão cada vez mais ocupadas, independente da idade, em buscar um lugar, um tempo. Queremos com eles percorrer a experiência nas Escrituras. Chegaremos a buscar este lugar, que Francisco já nos havia indicado, que é tudo no Paraíso: este novo céu e esta nova terra que já podemos saborear constantemente, mas encontrar ainda mais neste ano, em 2 de agosto, na Porciúncula”, destacou o sacerdote.

Este ano, padre Piloni afirmou que, como nos outros, está certo de que será possível ver novos jovens que farão uma experiência de ressurreição durante a Marcha. “Temos visto nestes anos como o amor é poderoso, mas o perdão faz realmente renascer vidas novas”, refletiu. 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo