Regressando à Itália, após a viagem ao Brasil, Bento XVI enviou mensagens de saudação e bons votos aos chefes de estado de todos os países sobrevoados: República de Cabo Verde, Espanha (Ilhas Canárias), Marrocos, Argélia e França.
Na mensagem ao presidente de Cabo Verde, Pedro Pires, o Papa escreve: "Regressando da visita apostólica ao Brasil, depois da quinta Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano e Caribenho, em Aparecida, aproveito a travessia do espaço aéreo cabo-verdiano para cumprimentar respeitosamente vossa excelência com os melhores auspícios de paz e concórdia para a vossa família, o governo e a inteira nação", refere o telegrama enviado na manhã de ontem, dia 14, a um dos países sobrevoados pelo avião papal, cumprindo uma tradição de todas as viagens pontifícias. O Santo Padre conclui com "sinceros votos de progresso humano e cristão para o dileto povo deste país, sob as bênçãos de Deus onipotente".
Ao Rei Juan Carlos, de Espanha, Bento XVI sublinhou a tradição missionária do país, pedindo que esta "nobre nação" mantenha vivos os valores humanos e cristãos que "a distinguiram". O Rei de Marrocos e os presidentes da Argélia, França e Itália receberam também os "melhores votos" do Sumo Pontífice.