A Santa Sé divulgou, nesta terça-feira, 15, a mensagem do Papa Bento XVI para o Dia Mundial da Paz. Nossa correspondente em Roma, Mirticeli Medeiros, acompanhou a coletiva de imprensa, no Vaticano.
Assista à reportagem
Hoje foi a última coletiva de imprensa do Cardeal Renato Rafaello Martino que se afasta do Pontifício Conselho Justiça e paz, após atingir o limite de idade. Ele agora é presidente emérito deste dicastério. Neste último trabalho junto aos jornalistas, Dom Martino apresentou a mensagem do Papa para o Dia Mundial da Paz que este ano explora um tema atual e abrangente.
O cardeal simplificou o texto escrito pelo Papa que está dividido em 14 tópicos. A mensagem explora termos da Encíclica "Caritas in Veritate", escrita por Bento XVI, mensagens escritas por outros papas e sugestões de como os países e cada ser humano podem contribuir através de um nova consciência ecológica.
Dom Martino deixou bem claro que no texto o Papa quis, antes de tudo, oferecer uma visão cósmica da paz, ou seja, mostrando que a harmonia acontece a partir do momento que existe uma relação entre Deus, a humanidade e a criação.
O cardeal acrescentou ainda que o texto não pretende se intrometer nas políticas ambientais dos países, mas quer reforçar o empenho da Igreja em preservar a água, o ar, a terra e natureza como dom do Criador.
Entre as palavras do Papa que foram sublinhadas pelo cardeal está a preocupação do Pontífice com a crise ecológica. Bento XVI enfatiza que é preciso admitir que entre as causas da atual crise ambiental estão a falta de projetos políticos e a exaltação dos interesses econômicos que resultam numa séria ameaça à criação.
Siga o Canção Nova Notícias no twitter.com/cnnoticias
Conteúdo acessível também pelo iPhone – iphone.cancaonova.com