Ajuda humanitária

Membros da AIS visitam refugiados cristãos no Norte do Iraque

Cristãos fogem dos jihadistas do Estado Islâmico

Da Redação, com AIS

Cristãos fogem da ação de jihadistas do Estado Islâmico / Foto: AIS

Cristãos fogem da ação de jihadistas do Estado Islâmico / Foto: AIS

Uma delegação da Fundação AIS (Ajuda à Igreja que Sofre) viajou nesta terça-feira, 12, para a cidade de Erbil, no Norte do Iraque, como sinal de proximidade e solidariedade para com os numerosos cristãos que fugiram dos jihadistas do Estado Islâmico após os ataques recentes em Qaraqosh – a capital cristã do Iraque – e na planície de Nínive.

A delegação é formada pelo presidente executivo internacional, Johannes von Heereman, a diretora de projetos, Regina Lynch e a diretora adjunta de comunicação, Maria Lozano. Eles vão ao Iraque ao mesmo tempo em que o país já conta com a presença do Prefeito da Congregação para a Evangelização dos Povos, Cardeal Fernando Filoni. No dia 8 de agosto, ele recebeu do Papa Francisco a missão de visitar o país como um gesto de solidariedade e proximidade do Santo Padre para com os cristãos que sofrem.

Leia também
.: Carta a Ban Ki-moon: Papa encoraja esforço da ONU pelo Iraque
.: Iraque: Patriarca descreve realidade dos refugiados no país
.: Vaticano condena práticas desumanas dos jihadistas no Iraque

As pessoas que trabalham nas estruturas locais da Igreja iraquiana, sobretudo em Erbil e Kirkuk, estão neste momento dedicadas a dar atenção às necessidades diárias dos milhares de refugiados. Por esse motivo, não é fácil obter delas informações claras e detalhadas sobre a situação no terreno.

Esta viagem da delegação da Fundação AIS será uma ocasião para testemunhar a situação atual dos cristãos iraquianos, perceber melhor quais são as necessidades reais dos milhares de refugiados e como está sendo aplicada a ajuda que já foi enviada até agora.

Recentemente, a Fundação AIS destinou uma quantia em dinheiro para ajuda de emergência essencial, como forma dos responsáveis da Igreja nestes locais poderem fornecer alimentos, roupa, água potável e medicamentos para milhares de cristãos que foram expulsos de suas terras e que viram todos os seus bens serem confiscados pelos jihadistas do Estado Islâmico.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo