Combate à Tuberculose

Tuberculose tem cura e deve ser tratada precocemente, diz pneumologista

Os sintomas da tuberculose são tosse, com ou sem secreção, febre, perda de peso, sudorese noturna e sangramento na tosse, destaca Dr. Marcelo Schweller

Huanna Cruz
Da Redação

Foto: Stefamerpik no Freepik

Neste domingo, 24, comemora-se o Dia Mundial de Combate à Tuberculose. A data foi criada em 1982 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em homenagem aos 100 anos do anúncio do descobrimento do bacilo causador da tuberculose (Mycobacterium tuberculosis ou bacilo de Koch), ocorrida em 24 de março de 1882, pelo médico Robert Koch.

O Pneumologista, Dr. Marcelo Schweller, explica que a tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível, ela ocorre entre 30 e 40 casos a cada 100 mil habitantes no Brasil e provoca cerca de 5.000 mortes por ano.

“Os sintomas mais comuns da tuberculose são tosse, com ou sem secreção, febre vespertina, perda de peso, sudorese noturna e sangramento na tosse. É importante dizer que algumas pessoas têm todos os sintomas, enquanto outras podem ter apenas um ou dois. É comum ser apenas tosse, por exemplo. Além disso, a tuberculose pode afetar outros órgãos além do pulmão, causando sintomas no órgão afetado”, afirma o especialista.

Prevenção da tuberculose

Dr. Marcelo Schweller / Foto: Arquivo Pessoal

Segundo o Pneumologista, a tuberculose é transmitida pelo ar, após o contato com pessoas que estão infectadas. Contudo, nem todos que têm contato com o bacilo da tuberculose adoecem.

“A doença é mais frequente quando alguém próximo de nós, com quem convivemos muito, está com tuberculose. Também é mais frequente quando a imunidade de quem entra em contato com o bacilo está alterada”, enfatiza.

O médico explica que a principal forma de prevenir a tuberculose é estar com a saúde em dia e evitar fumar e ingerir bebidas alcoólicas. E ressalta que as pessoas com doenças crônicas têm mais chance de pegar a tuberculose, então é importante que a enfermidade esteja controlada.

“Cuide de sua saúde com os quatro pilares: alimentação, exercícios físicos, sono de qualidade e saúde emocional, e se tiver doenças crônicas, faça o acompanhamento médico rigoroso para controlar bem a doença. Se tiver tuberculose, não se desespere! Busque ajuda e faça o tratamento certinho pelo tempo determinado, e a chance de ficar bem é muito grande!”, ressalta.

Ele explica ainda que no contato com pessoas doentes, o uso de máscaras pode ajudar. Mas indica que a principal prevenção é, ao apresentar sintomas, procurar atendimento médico o mais rápido possível para esclarecer e tratar.

Tratamento e cura da tuberculose

Segundo o Dr. Marcelo Schweller, a tuberculose tem cura. “Quando é tratada corretamente, a grande maioria dos casos tem ótima evolução, para cura. O importante é usar a medicação correta, pelo tempo programado”.

Ele explica que, na grande maioria dos casos, o tratamento é feito com comprimidos. Existe um esquema de tratamento bem estabelecido para todas as pessoas com tuberculose no Brasil, e está à disposição nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de forma gratuita. A duração média do tratamento é de 6 meses, mas em algumas situações pode ser prolongada.

Cada paciente com tuberculose pulmonar que não se trata, pode infectar em média 10 a 15 pessoas por ano. Para o Pneumologista, esse número é extremamente variável.  “Algumas pessoas eliminam mais bacilos da tuberculose pela via respiratória e podem infectar mais gente, enquanto outras pessoas com tuberculose praticamente não eliminam bacilos e portanto não contaminam outras pessoas. O segredo aqui, mais uma vez, é não demorar para procurar atendimento quando os sintomas aparecem. Tossir por mais de 2 a 3 semanas nunca é normal e precisa ser investigado”, afirma.

 

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo