Comemoração

Medalhas homenageiam canonização de João XXIII e João Paulo II

Os Beatos serão canonizados em 27 de abril deste ano em Missa presidida pelo Papa Francisco, no Vaticano

Da Redação, com Rádio Vaticano

Moedas e medalhas comemorativas oficiais, em bronze e prata, serão cunhadas por ocasião da canonização, em 27 de abril, dos Beatos João XXIII e João Paulo II. A solene Celebração Eucarística de canonização será presidida pelo Papa Francisco, no Vaticano.

O Beato João XXIII é conhecido como o “Papa Bom”, um nome que reflete não apenas as suas características físicas tão queridas, mas também o caráter de um pastor carinhoso, que nunca deixou, com palavras simples, de dar conforto a todos os que mais precisavam. Sua intuição histórica fundamental foi a convocação do Concílio Vaticano II, fortemente desejado e inaugurado em 11 de outubro de 1962.

O Concílio foi um ponto de partida histórico para a Igreja. O Papa João XXIII faleceu em 3 de junho de 1963. Foi naqueles tristes dias que se pôde compreender aquela figura universal tão amada e a importância fundamental do seu Magistério.

Por sua vez, o Beato João Paulo II foi o pastor que liderou a Igreja e a levou a passar os umbrais do novo milênio. Ele representa um dos mais importantes e influentes personagens da história contemporânea, não só da Igreja, mas do mundo inteiro.

Seu pontificado, de quase 26 anos, foi extraordinário: numerosas viagens apostólicas, nacionais e internacionais; diálogo com as outras religiões; defesa constante dos valores morais da vida e da família; relação especial com as pessoas e, em particular, com os jovens; promulgação do Catecismo da Igreja Católica; espírito cristão para enfrentar sua própria doença, especialmente nos últimos dias da sua existência.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo