window.dataLayer = window.dataLayer || []; function gtag(){dataLayer.push(arguments);} gtag('js', new Date()); gtag('config', 'G-EZJ58SP047'); window.dataLayer = window.dataLayer || []; function gtag(){dataLayer.push(arguments);} gtag('js', new Date()); gtag('config', 'G-EZJ58SP047');

Corrupção eleitoral

MCCE avalia como positivo resultado da fiscalização nas eleições

Os comitês 9840 do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) espalhados pelo país atuaram no domingo, 5, na fiscalização das eleições municipais, com o objetivo de amparar a Lei 9840. Segundo o MCCE, o resultado foi positivo. Inúmeras denúncias foram recebidas dos comitês.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou que, até as 16 horas do domingo, cerca de 2.511 ocorrências de irregularidades no país, sendo 295 casos de corrupção eleitoral e compra de votos. No mesmo período foram presos 101 candidatos, 12 deles por corrupção eleitoral e compra de votos.

Em Guarulhos (SP) a população participou ativamente da fiscalização. "A população entendeu sua missão. As pessoas atenderam ao chamado do MCCE, ligaram e denunciaram as irregularidades", disse o integrante do Comitê, Marlon Lelis. Em Guarulhos, o Comitê teve o apoio da diocese da cidade, que promoveu a coleta de assinaturas nas paróquias.

Diversos municípios participaram das fiscalizações dos comitês 9840. Em Itabira (MG) a atuação aconteceu durante todo o domingo de eleições. Um grupo de voluntários realizou o "Mutirão Contra a Corrupção Eleitoral", que se empenhou em acompanhar o processo pelas ruas da cidade, bem como na conscientização dos eleitores sobre a importância do voto livre.

Da mesma forma ocorreu em Volta Redonda (RJ) onde o comitê 9840, com a ajuda de uma equipe de voluntários do Movimento Ética na Política (MEP) atuou como colaboradora na ação fiscalizadora.

Já em Goiânia (GO) a Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/GO) disponibilizou o Disque Denúncia para atuar de plantão durante as eleições. A população contou com dois canais de denúncia na capital: um número de telefone e um endereço de e-mail, cujo funcionamento aconteceu entre 8 e 17 horas. Desde que foi criado, em 19 de agosto, o Disque Denúncia de Goiânia recebeu cem ligações denunciando crimes eleitorais.

Leia mais
.: Começa, nesta terça, segunda etapa da Campanha Ficha Limpa 
.: Movimento coleta 350 mil assinaturas paar combater corrupção

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo