Na esteira do Sínodo

Matrimônio e família serão temas de congresso nas Filipinas

Programado para 25 de julho, evento vai abordar realidade das famílias hoje e orientações pastorais frente aos desafios

Da Redação, com Rádio Vaticano

O arcebispo de Manila, Filipinas, Cardeal Luís Antônio Tagle, e o presidente da Conferência Episcopal Filipina, Dom Socrates B. Villegas, serão os principais relatores do II Congresso Nacional das Filipinas sobre o matrimônio e a família.

Programado para 25 de julho próximo, no Center Park Hotel de Manila, espera-se a participação de cerca de mil delegados provenientes de todo o país asiático, representantes de grupos religiosos, estudiosos, professores universitários, especialistas em ciências sociais e cidadãos.

Dom Villegas fará uma conferência sobre o tema “Proclamar o Evangelho na família de hoje em seus vários contextos”; já o Cardeal Tagle ilustrará medidas e iniciativas voltadas a enriquecer e reforçar as famílias nas Filipinas. Concluídas as conferências, o arcebispo de Manila presidirá a Celebração Eucarística.

O Congresso terá como centro o “Evangelho e a família” no contexto atual. Trata-se de um tema extraído das linhas-mestras do próximo Sínodo, dedicado à família, que será realizado em outubro próximo, no Vaticano.

Acesse
.: Todas as notícias sobre o Sínodo da Família

Questões ligadas à pastoral, que concernem às famílias filipinas de hoje, também estarão em evidência no evento. O objetivo é também formular programas de enriquecimento espiritual para cônjuges e famílias, que possam ser aplicados pelos grupos religiosos de todo o país.

Quatro elementos estarão no centro da discussão: o cuidado pastoral voltado para os casais casados somente no civil ou conviventes; o cuidado pastoral voltado para as famílias feridas (separados, divorciados, pais solteiros); o cuidado pastoral voltado para as pessoas com tendências homossexuais; os problemas ligados à diminuição da fertilidade e da natalidade.

Temas como família, natalidade, sexo e paternidade responsável encontram-se no centro da discussão nas Filipinas – junto a Timor-Leste –, nação com ampla maioria católica no continente asiático.

Durante as sessões previstas pelo Congresso em Manila, falarão também sobre guia aos casais que se preparam para o matrimônio e sobre o acompanhamento dos casais durante os primeiros anos de matrimônio. Executivo da Conferência Episcopal Filipina, padre Antonio Pascual, falará sobre a educação e papel da família na Evangelização.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo