Assembleia Geral dos Focolares

Maria Voce é reeleita presidente do Movimento dos Focolares

Maria Voce já estava a frente do Movimento dos Focolares desde 2008, quanto tornou-se a primeira sucessora de Chiara Lubich

Da redação, com Assessoria Focolares
Tradução: Danusa Rego

Voce_PapaA Assembleia Geral dos Focolares reelegeu na manhã desta sexta-feira, 12, Maria Voce como presidente do Movimento. A reeleição ocorreu no quarto escrutínio.

Na carta de confirmação por parte da Santa Sé, o Presidente do Pontifício Conselho para os Leigos, Cardeal Stanisław Rylko, disse “fiquei satisfeito por poder confirmar a sua nomeação para o segundo mandato consecutivo” e deseja “uma particular assistência do Espírito Santo”, confiando o serviço “à intercessão materna de Maria”.

As votações aconteceram durante a assembleia que ocorre no Centro Mariápolis de Castelgandolfo, na Itália, com a participação de 494 delegados dos cinco continentes, representando os diversos ramos do movimento, as secretarias dos diálogos nos quais o movimento é empenhado e as atividades e obras que anima.

No momento da aceitação, Maria Voce disse: “Eu estou totalmente convicta de que nesta assembleia está em ação o Espírito Santo, como eu poderia dizer que não é Ele? Não é possível! É o Espírito Santo que se expressou. Estou convicta de que Ele continuará a nos ajudar neste caminho que começamos juntos e que continuaremos juntos, todos, sem exceção. Aceito”.

A função

Como dizem os Estatutos, a Presidente do Movimento dos Focolares “é um sinal de unidade” de todo o movimento e neles tem representatividade. Ela, por sua vez, está consciente de que a “presença de Jesus entre os irmãos unidos no seu nome” é o fundamento do Movimento, o governa em “unidade com o copresidente”, com o qual examina as decisões de maior relevância.

De acordo com o estatuto, quem preside o Movimento dos Focolares deve ser uma mulher. Ela permanece na função por seis anos e pode ser eleita consecutivamente apenas uma vez.

Maria Voce

Nasceu em Aiello Calabro, Cosenza (Itália) em 16 de julho de 1937. Foi a primeira presidente eleita após a morte de Chiara Lubich. Ela conheceu o Movimento dos Focolares em 1959. Formada em Direito, cursou teologia e direito canônico.

Responsável do movimento na Turquia de 1978 a 1988, tem mantido estreitos laços com o patriarca ortodoxo de Constantinopla, com líderes de outras igrejas cristãs e com o mundo muçulmano. Ela trabalhou com Chiara Lubich na atualização dos Estatutos Gerais.

É consultora do Pontifício Conselho para os Leigos e do Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização.

Assembleia continua

Os trabalhos da assembleia prosseguem até dia 28 deste mês, com a eleição do copresidente, em seguida, do conselheiro e do conselho geral.

No dia 26 de setembro, os participantes da assembleia devem encontrar-se com o Papa Francisco no Vaticano.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo