Itália

Manifestações antagônicas marcam o domingo italiano

Roma foi cenário neste domingo (13/05) de duas manifestações antagônicas, uma delas promovida por associações católicas a favor da tradição da família e contra o projeto que reconhece direitos aos casais homossexuais, e outra em defesa do caráter laico da Itália.

Na primeira, que aconteceu na praça da basílica de São João de Latrão, se amontoram centenas de milhares de pessoas que pediram uma nova política de ajuda à família tradicional. A manifestação, batizada como "Family Day" (Día da Família), foi promovida por diversas associações católicas e contou com o apoio das hierarquias eclesiásticas e também com a direita italiana.

A poucos quilômetros de distância da praça São João, na piazza Navona, aconteceu uma espécie de manifestação laica, convocada pela agremiação Rosa no Punho (radicais, verdes e socialistas) para defender o Dico – projeto de lei que visa a criação de um contrato para os casais homossexuais e heterossexuais. Outro objetivo foi recordar o 33º aniversário do referendo vitorioso sobre o divórcio.

Com o lema "Orgulho laico", os manifestantes, entre os quais se misturavam muitos turistas que estavam na famosa praça, reivindicavam o reconhecimento a todo tipo de família e a não interferência da Igreja nos assuntos de Estado. Nesta reuniram-se cerca de dez mil manifestantes.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo