Pandemia

Malásia: jovens se unem para rezar por profissionais da saúde

Jovens de Sabah, através de rede social, se uniram em oração pelos profissionais de saúde que estão na linha de frente do combate do Covid-19

Da Redação, com Agência Fides

Malásia: 10 mil jovens se reúnem para vigília de oração/ Foto: BBC Creative on Unsplash

Jovens católicos da arquidiocese de Kota Kinabalu, no estado malaio de Sabah, na ilha de Bornéu, realizaram uma vigília de oração neste fim de semana. Cerca de 10 mil jovens se reuniram de modo on-line para rezar pelos médicos, profissionais de saúde e outros que estão na vanguarda do combate à pandemia Covid-19, enquanto o alarmante aumento do número de casos positivos gera preocupação e continuam os bloqueios locais e de empresas da Malásia.

Os jovens desejaram expressar proximidade e solidariedade aos médicos, postos à prova nesta difícil situação, dando voz aos temores e incertezas pelo futuro de Sabah. A ideia da oração noturna foi lançada pelo Padre Paul Lo, pároco da Catedral do Sagrado Coração, preocupado com as condições da população.

Os jovens, convocados pelo sacerdote, abraçaram a iniciativa e, aproveitando o mês de outubro, tradicionalmente dedicado pela Igreja à missão, quiseram invocar juntos a proteção de Deus, permanecendo em oração a noite toda, por todos os profissionais de saúde e por todos aqueles que foram afetados pela Covid-19.

Leia também:
.: Mortes por covid-19 chegam ao menor nível desde maio, diz Fiocruz
.: Covid-19: Brasil tem 5,38 milhões de casos e 156 mil óbitos

A vigília missionária, transmitida ao vivo nas redes sociais, atraiu mais de 10 mil visualizações. Os organizadores convidaram dois médicos católicos para compartilhar suas experiências ao lidar com esta pandemia. Os dois ofereceram seus testemunhos, incentivando todos a seguirem os protocolos de saúde do governo e continuarem rezando.

Uma jovem chamada Jennifer compartilhou sua reflexão dizendo: “Quando podemos sair de novo? Quando podemos ir à missa de novo? O coronavírus está revelando nossos medos: o medo da perda, morte, incerteza, insegurança. Ainda há esperança? “.

Nesta situação trágica, todos se lembraram das palavras do Papa Francisco, que “devemos clamar ao Senhor e lembrar que é Deus, não a obra humana, a única fonte de salvação e consolação”. Padre Paul Lo leu um trecho da Bíblia em Bahasa Malaysia e em mandarim, seguido de um silêncio de dez minutos e a recitação do Rosário conduzida pelos jovens.

Orações especiais foram suscitadas pelos médicos, por aqueles que contraíram o vírus, por todas as famílias, pelos sacerdotes e por todos os católicos, para que possam continuar no seu caminho de santidade neste momento difícil. “Mesmo que nos sintamos impotentes e desanimados por tudo o que está acontecendo – disse o sacerdote à Fides – devemos continuar a rezar, porque é a nossa única arma neste momento. Devemos continuar a ter esperança em Jesus.”

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo