Resgate no Chile

Mais velho dos mineiros resgatados no Chile "renasce"

Quando Mario Gómez, o mais velho dos mineiros chilenos resgatados, chegou à superfície, nesta quarta-feira, 13, ele se ajoelhou para rezar com seu capacete amarelo ainda na cabeça.

Gómez vem usando capacete durante boa parte de 50 anos. Ele tem 63 anos, sofre de problemas de saúde crônicos e começou a trabalhar nas minas aos 12 anos de idade.

Sua mulher, Lilian Ramírez, teme que ele volte a trabalhar nas minas, mesmo depois de passar por esta provação.

"Vou dizer a ele que não pode continuar nas minas. É hora de descansar", disse ela à Reuters em entrevista nos dias que antecederam o resgate.

Os chilenos vêm falando dos resgates milagrosos que estão puxando os mineiros para a superfície, tirando-os das profundezas, como sendo renascimentos dramáticos. E Mario Gómez é o mais velho do grupo de 33 mineiros que estão "renascendo".

Boa parte da vida de Gómez como mineiro no Chile, país de maioria católica, foi passada na mina de San José, e seus colegas dizem que ele conhece os meandros da mina melhor que ninguém.

Mas a mina onde ele sempre ganhou a vida sofreu um desabamento há mais de dois meses, e o presidente Sebastián Piñera disse que ela nunca será reaberta, porque não possui condições de segurança.

Como os outros homens resgatados, Gómez foi içado para a superfície numa cápsula batizada de Fênix, uma alusão à ave mítica que renasceu das cinzas. 

Siga o Canção Nova Notícias no twitter.com/cnnoticias
Conteúdo acessível também pelo iPhone – iphone.cancaonova.com

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo