Antonio Guterres pediu ainda que os países mais ricos perdoem as dívida de países mais pobres e forneçam mais vacinas contra a pandemia
Da redação, com Reuters
O secretário-geral das Nações Unidas, Antonio Guterres, alertou nesta sexta-feira, 29, que o mundo está se precipitando a um desastre climático e que os líderes do grupo dos 20 países mais ricos devem fazer mais para ajudar os países mais pobres.
Falando às vésperas da cúpula dos líderes do G20, Guterres disse a repórteres que havia “níveis perigosos de desconfiança” entre as nações e disse que espera que a próxima reunião de dois dias ajude a superar isso.
Guterres exortou o G20 a canalizar mais fundos para os países empobrecidos, inclusive por meio do alívio de dívidas, e que aumento o acesso às vacinas contra a Covid-19. Acrescentou ainda que a recuperação econômica da pandemia está ampliando as desigualdades.
Guterres também pediu às economias ricas que cumpram um compromisso de longa data e forneçam US$ 100 bilhões por ano para ajudar o mundo em desenvolvimento a enfrentar a crescente ameaça representada pelas mudanças climáticas.
Muitos dos líderes que vêm a Roma, incluindo o presidente estadunidense Joe Biden, irão imediatamente à Escócia para a cúpula do clima das Nações Unidas conhecida como COP26, que é considerada vital para enfrentar a ameaça do aumento das temperaturas.
Guterres disse que as promessas revisadas de alguns países do G20 não inspiram confiança.