Cerca de 70 mil peregrinos são esperados hoje, 11, na cidade francesa de Lourdes, para celebrar os 150 anos do aparecimento da Virgem Maria para Bernadette Soubirous, segundo o serviço de imprensa do Santuário de Notre-Dame de Lourdes.
Dos visitantes, a grande maioria é de peregrinos italianos, indicou o Santuário.
Para comemorar a primeira aparição da Virgem, em 11 de fevereiro de 1858, Dom Jacques Perrier, bispo de Tarbes e Lurdes, presidirá uma missa ao ar livre, na presença de 800 sacerdotes, 29 bispos e o cardeal arcebispo emérito de Marselha, Dom Bernard Panafieu.
Um vídeo, projetado num imenso telão, narrará a história do primeiro aparecimento, com atores usando roupas da época e uma jovem menina de 11 anos interpretando Bernadette.
A missa dominical de Dom Perrier, transmitida ao vivo por várias cadeias de televisão européias, reuniu na manhã de ontem cerca de 15 mil pessoas diante da gruta onde a Virgem teria aparecido.
As festividades que comemoram em Lourdes as 18 aparições da Virgem para Bernadette Soubirous, entre 11 de fevereiro e 16 de julho de 1858, começaram no dia 8 de dezembro do ano passado e terminarão no próximo dia 8 de dezembro.
Dom Perrier explica que as celebrações foram organizadas em grande estilo: "Para esse jubileu, criamos um caminho de quatro etapas: a Igreja onde Bernadette Soubirous foi batizada quando era criança, o lugar onde morava sua família no momento das aparições, o santuário com a gruta e a capela onde Bernadette fez sua primeira comunhão", explicou Dom Perrier. Esse caminho, marcado por linhas brancas pintadas ao solo, é percorrido pelos peregrinos, que caminham em silêncio.
Bernardette tinha 14 anos quando viu a Virgem Maria pela primeira vez, na gruta de Massabielle. Nos dias seguintes, a bela mulher voltou a aparecer, conversou com ela, em dialeto, e se identificou. Pouco a pouco, a notícia se espalhou, iniciando uma série de curas milagrosas. Até agora, a Igreja Católica reconhece 67 curas milagrosas de peregrinos doentes que visitaram o santuário. Lurdes recebe anualmente cerca de seis milhões de devotos.
Lurdes conta com um site da internet (www.lourdes-france.com) disponível em seis línguas. "Tivemos 35 milhões de acessos no ano passado", garante o redator-chefe da página, Laurent Jarneu. Aproveitando esse sucesso, também foi lançado um site suplementar, especialmente dedicado ao jubileu (www.lourdes2008.com), onde os internautas podem ver a gruta através de uma webcam.
Espera-se também que o papa Bento XVI visite Lurdes no próximo outono europeu, mas a data ainda não foi fixada.