Centenário de Schoenstatt

Mais de 5 mil fiéis já estão em Schoenstatt para Jubileu

Peregrinos do mundo inteiro já se encontram no Santuário de Schoenstatt para celebrar o Centenário do Movimento

Angela Cabel
Enviada especial à Alemanha

Jovens lotam a Capelinha da Mãe Três Vezes Admirável em Schoenstatt / Foto: Angela Cabel

Jovens lotam a Capelinha da Mãe Três Vezes Admirável em Schoenstatt / Foto: Angela Cabel

Mais de cinco mil peregrinos de toda a parte do mundo já chegaram nesta quarta-feira, 15, ao Vale de Schoenstatt, na Alemanha, para a celebração do Centenário do Movimento.

O local escolhido como sede das celebrações foi a Capelinha de São Miguel, o Santuário original onde o Movimento de Schoenstatt teve início no dia 18 de outubro de 1914.

Leia também
.: TV Canção Nova transmite celebrações dos 100 anos de Schoenstatt
.: Diretor do movimento no Brasil fala dos preparativos para centenário

No Santuário já se vive um ambiente festivo, com músicas em diferentes línguas e o outono mais quente registrado nos últimos anos na Alemanha. Uma acolhida calorosa aos peregrinos, que são muito bem recebidos pela “Mãe Três Vezes Admirável”, título dado à imagem de Maria colocada nas capelinhas ligadas ao movimento.

Maria Elena Vilches, coodenadora da equipe de comunicação / Foto: Angela Cabel

Maria Elena Vilches, coodenadora da equipe de comunicação / Foto: Angela Cabel

Os preparativos para o Jubileu começaram em 2009, quando representantes do movimento de 34 países se reuniram em Schoenstatt para definir como seriam as celebrações do centenário. Foi então, que se decidiu estabelecer o Santuário original como sede das comemorações e acolher a todos os fiéis que desejassem peregrinar até a Alemanha.

“Depois de mais dois anos de trabalho, o dia finalmente chegou. Estou muito feliz, estou vivendo um sonho”, descreve a coodenadora da equipe de comunicação e uma das organizadoras do evento, Maria Elena Vilches, do Equador.

O Jubileu tem como tema: “Tua Aliança, Nossa Missão”. A escolha, segundo Maria Elena, partiu do desejo do movimento de levar o mundo inteiro a receber Nossa Senhora como educadora, e renovar de forma pessoal a Aliança de Amor que o fundador da obra, padre José Kentenich, fez pela primeira vez em 1914.

Antes do Tríduo de Comemoração, que tem início nesta quinta-feira, 16, os fiéis se reúnem todos os dias às 21h na Capela original para receber a tradicional bênção. Um momento de oração, de cantos e muita comunhão no carisma de Schoenstatt, marcado principalmente pela presença da juventude vinda de diferentes partes do mundo.

Muitos jovens chegaram à cidade no início do mês, para fazer parte da equipe dos 950 voluntários que ajudam na infraestrutura do evento.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo