Cuba

Maior proximidade entre governo cubano e Igreja Católica

O governo cubano está aberto a um "diálogo cordial" com a Igreja Católica, disse ontem o presidente do Conselho Episcopal Latino-Americano (Celam), o arcebispo brasileiro D. Raymundo Damasceno.

Representantes da Celam reuniram-se com o vice-presidente cubano, Carlos Lage, com o dirigente Esteban Lazo, com o chanceler Felipe Pérez Roque e com outras autoridades. "Há uma abertura do governo ao diálogo com as autoridades da Igreja. Acho que há um clima bom. Melhorou", disse dom Raymundo, eleito nesta semana presidente da Celam, na primeira reunião de bispos latino-americanos a ser realizada em Cuba.

Emilio Araguren, bispo da cidade cubana de Holguín, disse que a reunião desta semana com as autoridades comunistas pode ser só o começo. "As portas ficaram abertas para isso", comentou o bispo cubano, eleito nesta semana presidente do Comité Económico da Celam. Segundo os bispos, a prova disso é que as autoridades cubanas estão dispostas a permitir que a Igreja dê assistência espiritual a milhares de jovens latino-americanos e de outras regiões que estudam gratuitamente em Cuba.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo