A Plataforma ‘Sim à Vida’, (Sí a la Vida, em espanhol), associação que reúne 400 entidades defensoras da família e da vida, anunciou sua programação para o Dia Internacional da Vida, comemorado no dia 25 de março. A Grande Festa pela Vida será realizará na véspera, dia 24, em Puerta do Sol, Madri. O evento terá a presença de artistas e personalidades de renome dos mais diversos âmbitos sociais e culturais que se identificam com a causa da vida.
Segundo manifesto publicado pela associação recentemente, com esta Festa, pretende-se fazer "uma nova chamada à sociedade espanhola para que se atualize e expanda entre nós a consciência do valor de toda a vida humana e exija seu respeito, proteção legal, sem exceção alguma, desde a concepção até a morte natural".
A Plataforma também mencionou o cenário atual da Espanha para chamar as pessoas para o evento. Trata-se de um momento em que o país vive uma profunda mudança política, social e econômica, e com clara consciência de crise. Neste sentido, a associação ressaltou que uma sociedade não é justa nem viável se não protege o direito à vida.
Solicitações
O manifesto apresenta uma série de solicitações e exigências da Plataforma ‘Sim à Vida’, entre as quais: a abolição de toda legislação permissiva do aborto, das práticas eutanásicas e da manipulação e destruição de embriões humanos; a exclusão na sociedade de qualquer forma de condescendência com o terrorismo e o maltrato; e uma legislação que proteja e ajude a mulher grávida, facilitando o exercício do direito dela de ser mãe ou a adoção e o acolhimento.
De acordo com a Associação, por ocasião do Dia Internacional da Vida, serão realizadas manifestações em cerca de 100 cidades da Espanha com o mesmo objetivo de reafirmar publicamente que a sociedade espanhola opta majoritariamente por este direito primordial de todo ser humano, desde sua concepção até a morte natural.