Simbolicamente

Luz de São Francisco "iluminará" os 100 anos da I Guerra

A lâmpada conhecida por “Luz de São Francisco” acompanhará as celebrações comemorativas do Centenário do início da I Guerra Mundial

Da redação, com News.va

lampadaUma lâmpada conhecida por “Luz de São Francisco” foi entregue, pelo Papa Francisco, aos Ordinários Militares e aos Bispos presentes na visita do Papa ao cemitério militar em Redipuglia, região próxima da fronteira de Itália com a Eslovênia.

A lâmpada, oferecida pelo Convento de Assis, será acesa nas respectivas dioceses, nas celebrações comemorativas do Centenário do início da I Guerra Mundial. Ela representa a essencialidade da mensagem franciscana: a pureza do vidro, a força do óleo e a luz da chama. A sua base, encontra-se uma frase da oração atribuída a São Francisco: “Onde houver trevas, que eu leve a luz”.

O óleo da lâmpada, oferecido pela Associação Livre de Dom Luigi Ciotti, é de oliva. Ele foi extraído das oliveiras confiscadas das máfias da Sicília e da Puglia, no sul da Itália, administradas pelas cooperativas que aderiram ao Projeto ‘Terra Livre’.

A propósito do gesto, o diretor da sala de imprensa do Convento de Assis, padre Enzo Fortunato, declarou: “a Comunidade Franciscana Conventual de Assis agradece ao Santo Padre por esse gesto de atenção, que ajudará a compreender melhor a importância de sermos portadores de luz e instrumentos de paz”.

Um exemplar da lâmpada “Luz de São Francisco” está aceso junto ao túmulo do Pobrezinho de Assis e recorda as palavras de Tomás de Celena: “Ele ofereceu logo dinheiro a um sacerdote para que comprasse uma lâmpada e óleo e que a sua imagem não permanecesse jamais privada, nem mesmo por um instante, da devida honra de uma luz”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo