window.dataLayer = window.dataLayer || []; function gtag(){dataLayer.push(arguments);} gtag('js', new Date()); gtag('config', 'G-EZJ58SP047'); window.dataLayer = window.dataLayer || []; function gtag(){dataLayer.push(arguments);} gtag('js', new Date()); gtag('config', 'G-EZJ58SP047');

Reconstrução

Lula pede perdão para dívida do Haiti e soberania da nação

Logo após visitar Cuba, a Ilha dos irmãos Castro, o presidente brasileiro Luís Inácio Lula da Silva foi para o Haiti nesta quinta-feira, 25.

Ao citar a dívida externa daquele país, cerca de US$ 1 bilhão e 300 milhões, o brasileiro pediu ações efetivas da comunidade internacional.

"Ora, a anistia da dívida, ou o perdão da dívida, não vai resolver a necessidade imediata que o Haiti tem de recursos, mas vai permitir que o Haiti esteja credenciado para começar a estabelecer novas linhas de crédito junto ao sistema financeiro internacional".

Lula fez a Declaração à imprensa ao lado do presidente haitiano, René Preval, e lembrou a participação em duas Cúpulas – a da América Latina e Caribe e a do Grupo do Rio – no início desta semana.

.: Leia a Declaração na íntegra

"Poucas vezes eu vi tamanha disposição de fazer solidariedade, como eu vi nessa Cúpula. Todos os países, dos maiores aos menores, todos estão dispostos a fazer todo e qualquer sacrifício para ajudar o Haiti. Esse é o primeiro passo importante", disse o presidente brasileiro.

Como segundo passo importante, Lula destacou a verificação dos problemas "de perto". Sobre o terceiro, ele disse: "nós nos subordinaremos à orientação do governo do Haiti", destacando a necessidade de manter a soberania do governo haitiano.

Siga o Canção Nova Notícias no twitter.com/cnnoticias
Conteúdo acessível também pelo iPhone – iphone.cancaonova.com  

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo