Lançamento

Livro reúne todos pronunciamentos sinodais de Ratzinger

A obra, organizada pelo ex-secretário do Sínodo dos Bispos, Dom Nikola Eterović, reúne todos os discursos e textos de Ratzinger nas Assembleias

Da Redação, com vatican.news

Foi apresentado,  nesta terça-feira, 28,  no Instituto Patrístico de Roma, o livro ‘Joseph Ratzinger- Bento XVI e o Sínodo dos Bispos’. A obra, organizada pelo ex-Secretário Geral do Sínodo dos Bispos e atual Núncio Apostólico em Berlim, Dom Nikola Eterović,  traz, pela primeira vez, todos os pronunciamentos sinodais de Joseph Ratzinger reunidos num só volume.

O texto repassa as 20 Assembleias Sinodais das quais Ratzinger participou. De 1977, quando falou sobre o tema “A catequese do nosso tempo”, até 2012, quando abordou a Nova Evangelização para a transmissão da fé cristã”.

Na apresentação do volume, estiveram presentes, além do autor, o Presidente do Comitê Científico da Fundação Vaticana Joseph Ratzinger-Bento XVI, Cardeal Camillo Ruini; e o Prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé, Cardeal Gerhard Ludwig Muller

O Cardeal Ratzinger participou de dez Assembleias Gerais Ordinárias, uma Extraordinária e nove Especiais. Como Papa, presidiu cinco Assembleias sinodais: três Assembleias Gerais Ordinárias (2005, 2008 e 2012) e duas Assembleias Especiais (em 2009 para a África e em 2010 para o Oriente Médio).

A sua contribuição, durante os Sínodos dos Bispos, assim como seus pronunciamentos aos Conselhos da Secretaria Geral, permitem, portanto, como o próprio Papa Emérito afirmou em uma carta dirigida ao autor, “ver o caminho dos Sínodos, nesses últimos 35 anos, e o espelho dos Sínodos, a colaboração dos Bispos e do Papa e o amadurecimento da herança do Concílio Vaticano II”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo