Após pouco mais de um mês de sua publicação, o livro "Jesus de Nazaré", de Bento XVI, superou um milhão e meio de exemplares vendidos. A informação é da Editora Rizzoli, que administra os direitos autorais da obra, em todo o mundo, por conta da Livraria Editora Vaticana.
Esse número leva em conta as vendas das edições em italiano, alemão, esloveno, grego, polonês e inglês. Algumas dessas edições acabam de ser lançadas, de maneira que o dado divulgado pela Rizzoli tende a crescer nos próximos dias.
Neste momento, 42 editoras em todo o mundo, estabeleceram acordos para a publicação; o volume está sendo traduzido em 30 idiomas. O livro foi apresentado nesta quarta-feira, na França, pelo Cardeal-arcebispo emérito de Milão, Carlo Maria Martini, na sede da UNESCO (Organização das NN.UU. para a Educação, a Ciência e a Cultura), em Paris.
Ontem, o evento se repetiu na Grécia, cuja edição tem sua apresentação assinada pelo patriarca ecumênico de Constantinopla, Bartolomeu I. O patriarca faz votos de que o livro fomente o diálogo teológico entre as Igrejas, com a esperança da superação definitiva da divisão de séculos, para que as duas Igrejas e seus fiéis se unam não só na caridade, mas também na fé e nos sacramentos.
Segundo o Pe. Claudio Rossini, diretor da Livraria Editora Vaticana, "a difusão desse livro, antes que uma empresa cultural e comercial, é, sobretudo um evento eclesial e ecumênico". (CM)