Todos os textos poéticos de Karol Wojtyla foram reunidos pelo sacerdote italiano Santino Spartà
Da Redação, com Rádio Vaticano
A Livraria Editora Vaticana (LEV) lançou nesta segunda-feira, 31, a Obra Poética completa de Karol Wojtyla. Às vésperas da canonização de João Paulo II, que ocorrerá no dia 27 de abril, a Livraria reuniu em apenas um volume, todos os textos poéticos do Papa polonês.
A seleção e edição do livro foi realizada pelo sacerdote, jornalista, escritor e consultor cinematográfico, Padre Santino Spartà. A apresentação da Obra foi realizada nesta tarde na Sala Marconi da Rádio Vaticano, em Roma.
“Como toda poesia contemporânea, também Karol Wojtyla usa livremente a métrica, ritmando o verso com homogeneidade técnica. Realiza linguisticamente uma abordagem meditativa, aprofundando atuais problemas existenciais”, observou Padre Spartà.
Segundo o sacerdote, o João Paulo II usa com certo equilíbrio as figuras de pensamento e estilo sem descuidar o lado expositivo e a amplitude dos temas poéticos. “A estrutura lírica é permeada por um rico substrato filosófico, teológico e místico a tal ponto de constituir o fio condutor da obra poética wojtyliana”, conclui o sacerdote.