Neste sábado

Líder da juventude operária católica da Hungria será beatificado

Será beatificado neste sábado, 19, em Budapeste, na Hungria, o professor e religioso salesiano, István Sándor. O rito de beatificação será presidido pelo prefeito da Congregação para a Causas dos Santos, Cardeal Angelo Amato.

A Missa de beatificação será celebrada na basílica de Santo Estevão, pelo Arcebispo de Budapeste Cardeal Péter Erdö, e contará com a participação de autoridades do Estado e os Bispos do País.

Sándor nasceu em 1914, na cidade húngara de Szolnok. Em 1939, ingressou na Família Salesiana, e já no ano seguinte descobriu sua aptidão para ensinar. Além de professor dos cursos profissionalizantes, foi assistente do Oratório que recebia centenas de crianças carentes. Foi o grande promotor da juventude operária católica da sociedade da época.

Em 1950, os comunistas na Hungria expulsaram todas as ordens religiosas, inclusive os salesianos, com um decreto. Sándor continuou a realizar sua atividade religiosa na área da pastoral juvenil clandestinamente.

Conhecidas suas atividades, as autoridades começaram a segui-lo sem que percebesse. Os salesianos descobriram e para protegê-lo conseguiram que ele saísse do País com um passaporte falso. Alguns meses após sua partida, o jovem religioso retornou a Budapeste para ajudar os estudantes. Em 1953, foi assassinado por soldados do regime comunista.

Visto que o local exato do sepultamento do mártir continua desconhecido, suas cartas e os desenhos em quadrinhos enviados aos seus pais, serão simbolicamente utilizados no lugar das relíquias durante a cerimônia de beatificação.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo