Foi libertado no Iraque o Pe. Nawzat P. Hanna, raptado no passado sábado em Bagdá. A notícia foi adiantada pela agência AsiaNews, do Pontifício Instituto das Missões Estrangeiras.
O Bispo auxiliar dos católicos caldeus da capital iraquiana, D. Shlemon Warduni, indicou que o sacerdote estava muito afetado por este episódio e que, neste momento, se encontra "em segurança".
O rapto aconteceu quando o Pe. Hanna, pároco da igreja de Mar Pithion, no bairro de Baladiyat, saía do quarto de um doente, tendo sido levado por um grupo de pessoas que estavam à sua espera.
A situação dos cristãos no país tem vindo a degradar-se progressivamente e os grupos radicais islâmicos começam a promover conversões forçadas ou, como contrapartida, a exigir aos cristãos o pagamento de somas avultadas de dinheiro para os "autorizar" a permanecerem num território onde se encontram desde o início do Cristianismo.
O Bispo de Kirkuk (Norte), D. Louis Sako, considera que "os cristãos já não conseguem viver em Bagdad e Mossul, onde não não ordem nem autoridade".
"Os terroristas estão em todo o lado e controlam muitos bairros", assinala, em declarações ao serviço de informação do episcopado italiano.