window.dataLayer = window.dataLayer || []; function gtag(){dataLayer.push(arguments);} gtag('js', new Date()); gtag('config', 'G-EZJ58SP047'); window.dataLayer = window.dataLayer || []; function gtag(){dataLayer.push(arguments);} gtag('js', new Date()); gtag('config', 'G-EZJ58SP047');

Lectio Petri: A Basílica de São Pedro abre suas portas ao público

No dia 22 de novembro, a Basílica de São Pedro abre suas portas para o segundo encontro acerca do tema “Sobre esta pedra edificarei a minha Igreja”

Da Redação, com Vatican News

Foto: ptra por Pixabay

Na próxima terça-feira, 22, às 18h30 locais, a Basílica de São Pedro acolherá o segundo encontro do projeto Lectio Petri intitulado “Sobre esta pedra edificarei a minha Igreja”.

O ciclo de quatro encontros, promovido pela Basílica de São Pedro, o Pátio dos Gentios e a Fundação Fratelli tutti é dedicado à vida e ao Ministério do Santo, na teologia, na história, nas artes e na cultura.

Descobrindo o significado do Primado petrino

Nesta segunda ocasião, o tema será o Primado de Pedro. Após a saudação e introdução do cardeal Mauro Gambetti, Arcipreste da Basílica Papal de São Pedro no Vaticano, três teólogos irão dialogar e refletir entre eles.

O professor Dimitrios Keramidas, um teólogo ortodoxo; o professor Paolo Ricca, um teólogo protestante; e o professor padre Dario Vitali, um teólogo católico, estarão à frente do diálogo.

A professora Cettina Militello, eclesiologista, será a moderadora. As leituras escolhidas (Mateus 16,13-20 sobre o Primado de Pedro; João 21,15-19 sobre a aparição de Jesus na margem do lago da Galileia) serão interpretadas por Nancy Brilli, renomada atriz de fama internacional. 

O evento será enriquecido por intervalos musicais com execuções de Johann Sebastian Bach no órgão.

Traço materno

“Na próxima Lectio Petri exploraremos os significados do primado petrino através das diferentes abordagens das principais denominações cristãs. Seremos ajudados por três teólogos, representando o mundo ortodoxo, protestante e católico”, explica o cardeal Gambetti:

“Gostaríamos de compreender, como entender hoje, o primado do último lugar vivido pelo Apóstolo e como expressar o traço materno contido no mandato de Jesus a Pedro, que o primeiro dos Apóstolos foi capaz de encarnar”.

Encontro e confronto

“Esta segunda Lectio Petri é, sem dúvida, particularmente evocativa e significativa”, comentou o cardeal Ravasi, e continuou: 

Porque, pela primeira vez, a Basílica de São Pedro – um lugar que eu diria absolutamente simboliza o Primado de Pedro – acolherá um representante do protestantismo e um da ortodoxia, em diálogo entre si e com um teólogo católico sobre um tema que, para as três confissões, pode parecer divisivo.” 

Cardeal Ravasi disse estar convencido de que o encontro e o confronto entre os protagonistas da noite será extremamente enriquecedor e estimulante: “É certamente um exemplo virtuoso de diálogo ecumênico, que também representa bem o espírito do Pátio dos Gentios”.

Os próximos encontros

“Dar razão da nossa esperança” é o encontro marcado para terça-feira, 17 de janeiro de 2023, e dedicado ao aprofundamento da figura do Santo na história e na cultura. 

Ravasi, nesta ocasião, comentará sobre as duas Cartas de Pedro e algumas passagens da Carta de Plínio, uma das fontes mais antigas que descreve a vida dos primeiros cristãos. 

O professor Giuliano Amato, presidente da Fundação Pátio dos Gentios, concluirá o encontro com uma reflexão sobre a relação entre a fé e a sociedade. 

A última Lectio Petri, “Quo vadis”, está programada para 7 de março de 2023 e, graças à participação de personalidades proeminentes do mundo da cultura, analisará a figura de Pedro nas artes, na literatura e na música.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo