window.dataLayer = window.dataLayer || []; function gtag(){dataLayer.push(arguments);} gtag('js', new Date()); gtag('config', 'G-EZJ58SP047'); window.dataLayer = window.dataLayer || []; function gtag(){dataLayer.push(arguments);} gtag('js', new Date()); gtag('config', 'G-EZJ58SP047');

Método de leitura da Bíblia

Lectio Divina on line facilita acesso dos jovens à Palavra de Deus

Um programa para aproximar os jovens da Lectio Divina através da internet. Assim nasceu o Lectionautas, um método de leitura da Bíblia que está conseguindo muito consenso na América Latina e em outros países, pois já conta com 50 mil usuários.

Segundo o promotor do site em espanhol www.lectionautas.com, Ricardo Grozna, consultor católico das Sociedades Bíblicas Unidas, o objetivo do programa, apresentado em Roma a vários membros da cúria, consiste em "capacitar jovens líderes católicos para que ensinem outros jovens a ler a Bíblia com o método de oração contemplativa tradicional, Lectio Divina".

Este leigo consagrado, argentino e residente em Miami, explicou à agência Zenit na sede das Sociedades Bíblicas na Itália que a Sagrada Escritura "é um livro que lê minha vida, e a Bíblia acaba sendo como um espelho que me ajuda, que me ensina a buscar um caminho".

Grzona, que também é presidente da Fundação Ramon Pane, sublinha que "durante anos, o Papa João Paulo II, e depois Bento XVI, insistiram muito em que a Lectio Divina, que era um método de oração monacal, dos monges, pudesse chegar a todos os cristãos".

O programa da Lectio Divina pela internet consiste em oferecer ao usuário os textos e os áudios em MP3 para facilitar seu uso. Os usuários são sobretudo jovens que descarregam o áudio no seu celular.

"A Igreja nestes momentos está tomando todos os programas de leitura bíblica como prioritários, expõe Grozna, especialmente em nossa experiência da América Latina".

"Recebemos, através deste serviço de Lectionautas, centenas de e-mails dos jovens, que nos dizem como estão mudando suas vidas através do seguimento da leitura orante".

O método também é ecumênico: "A Lectio Divina também foi um ponto de avanço no diálogo com os demais irmãos cristãos", explica este promotor, que viaja constantemente explicando a conferências episcopais, dioceses e paróquias esta metodologia pela internet.

O engenheiro Hugo Flores, gerente da Lectio Divina para jovens, também esteve em Roma para apresentar o programa e revelou à Zenit que os mais de 50 mil lectionautas estão sobretudo na América Latina, Filipinas, Holanda, Itália, Espanha, França e Taiwan.

O que pensam os teólogos e biblistas desta iniciativa? "O melhor", responde Hugo Flores: "Tomaram a Lectio Divina como um ponto para ajudá-los a poder evangelizar e levar a palavra do Senhor a mais grupos. Cardeais, bispos, sacerdotes… estão fascinados com esta novidade, esta nova forma de evangelizar através da internet".

O êxito deste programa de Lectio Divina on-line reside em ter unido conceitos característicos do mundo atual, revela Flores: "globalização, novas tecnologias e a Palavra do Senhor".

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo