window.dataLayer = window.dataLayer || []; function gtag(){dataLayer.push(arguments);} gtag('js', new Date()); gtag('config', 'G-EZJ58SP047'); window.dataLayer = window.dataLayer || []; function gtag(){dataLayer.push(arguments);} gtag('js', new Date()); gtag('config', 'G-EZJ58SP047');

Liberdade religiosa

Justiça indiana aceita recurso contra “lei anti-conversão”

A Alta Corte do Estado de Himachal Pradesh, no norte da Índia, declarou admissível uma ação que contesta a validade constitucional e pede a revogação da “Freeedom of Religion Act” (Tradução livre: "Lei da Liberdade Religiosa") de 2006, comumente chama de “lei anti-conversão”.

Segundo o recurso, a lei “viola o direito à privacidade, sancionada pelo artigo 21 da Constituição indiana, viola o direito à liberdade de religião, sancionada pelo artigo 25, e viola o direito à liberdade de fala e expressão, sancionado pelo artigo 19 da Carta”. O processo foi iniciado graças à contribuição de um grupo de advogados, cristãos e não cristãos, que não concordavam com o procedimento que obrigava uma pessoa, que desejava mudar do hinduísmo para outra religião, a fazer uma notificação prévia às autoridades civis e judiciais.

Ativistas acreditam que a mudança de tal procedimento será um grande contributo para a conquista da liberdade religiosa e para o fim das perseguições aos cristãos.

No dia 14 de junho haverá a primeira audiência que examinará a legitimidade do recurso, onde estarão presentes duas organizações da sociedade civil: a "Evangelical fellowship of India", que reúne 200 comunidades cristãs evangélicas, e a "Act now for harmony and democracy".

Leia mais sobre liberdade religiosa:
.: Diálogo inter-religioso: saiba como conviver em paz na diferença
.: Cristãos precisam ser corajosos para anunciar a fé, defende Núncio

.: Liberdade religiosa: conheça o ensinamento da Igreja sobre tema
.: Cristãos são os mais perseguidos no mundo
.: Liberdade religiosa continua sendo violada no mundo

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo