O Julgamento do ex-mordomo do Papa Bento XVI, Paolo Gabriele, acusado de roubar documentos da Santa Sé continua no próximo sábado, 6. Na audiência, o processo deve ser concluído e os juízes darão o seu veredicto.
Essa quarta-feira, 3, foi o terceiro dia do julgamento. As quatro últimas testemunhas do caso foram ouvidas, todas membros da polícia vaticana que, no mês de maio, inspecionaram o apartamento de Gabriele.
Em coletiva, o diretor da Santa de Imprensa da Santa Sé, padre Federico Lombardi, esclareceu que na audiência todas as testemunhas mencionaram a grande quantidade de cartas sequestradas.
"A maior parte não tinha relação com o acontecimento, eram materiais de pesquisa pessoal descarregados na internet, sob diversos assuntos. Havia, no entanto, um número considerável de documentos reservados relacionados à pessoa do Papa, aos departamentos do Vaticano, correspondências entre personalidades eclesiásticas e o Santo Padre. Diversos documentos eram originais e muitos fotocopiados", explicou padre Lombardi.
Mais detalhes com nossa correspondente Danusa Rego