Jubileu da Misericórdia

Jubileu: veja como será registro para passar na Porta Santa

Pensando na organização do fluxo, Vaticano decidiu que fiéis que forem atravessar a Porta Santa no Jubileu da Misericórdia terão de fazer uma reserva gratuita

Da Redação, com Rádio Vaticano

Fiéis que quiserem passar pela Porta Santa durante o Jubileu da Misericórdia terão que fazer uma reserva gratuita, a fim de organizar melhor o fluxo de peregrinos. A novidade foi anunciada pelo Vaticano na última semana; o registro deve ser feito no site do Jubileu ou nos pontos de acolhida da Obra Romana de Peregrinação para que o peregrino receba o ingresso gratuito.

jubileu_porta santa

Porta Santa, por onde os fiéis devem passar no Jubileu da Misericórdia / Foto: Arquivo – L’Osservatore Romano

O vice-presidente do órgão, monsenhor Liberio Andreatta, explicou que os fiéis poderão acessar o site “www.im.va” e inserir no setor “registro de peregrinos” a data e o horário em que pretendem entrar na Basílica. As inscrições online serão disponibilizadas para o público o mais breve possível pelo Pontifício Conselho para a Nova Evangelização”.

“Nós, como Obra Romana de Peregrinações, abriremos uma série de pontos de acolhida nos aeroportos e nas estações ferroviárias, no centro de Roma, na Piazza Pio XII, no fim da Via da Conciliação e também no Castelo Sant’Angelo. Ajudaremos e daremos um grande apoio com as informações e o auxílio aos peregrinos para realizarem essa inscrição”.

Leia também
.: Santa Sé lança livros de apoio para o Jubileu da Misericórdia
.: Vaticano divulga Hino do Jubileu da Misericórdia

Monsenhor Liberio acrescentou que não existe limite de reservas, e o registro é totalmente gratuito. Quem não tem habilidade com a internet ou então decidir ir a Roma de última hora poderá se dirigir ao escritório na Via da Conciliação, nº 7, para fazer a reserva e, assim, ter acesso ao percurso. “É um escritório adaptado às exigências, às necessidades, perguntas etc., para facilitar o acesso ao percurso da Porta Santa”.

A proposta é que a passagem pela Porta Santa seja um momento de reflexão, não algo mecânico. “O Papa Francisco convida todos à prática das obras da misericórdia corporal e espiritual e, portanto, a uma conversão, a uma mudança da própria vida de maneira extraordinária e decidida”, ressaltou monsenhor Liberio.

Justamente para proporcionar esse momento de reflexão que foi pensado o esquema de reserva. “O primeiro motivo é o de fazer com que os peregrinos vivam essa experiência com serenidade, como uma experiência de fé e oração. O segundo motivo, é para evitar o fluxo desordenado de peregrinos e, além disso, também para haver a possibilidade, ao longo do percurso, de serem feitos os normais controles de segurança, evitando assim maiores dificuldades”.

Acesse
.: Todas as notícias sobre o Jubileu 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo