Loreto, na Itália, está em festa para receber Bento XVI neste sábado, 1º, dando início ao encontro do Papa com os jovens italianos.
Para compor a festa encontra-se também uma delegação portuguesa. São 25 jovens de Beja, Viseu e Viana do Castelo – que também organiza esta viagem, que estão na Itália desde o dia 27 deste mês. Acompanhando os jovens, está o Responsável do Departamento Diocesano da Pastoral Juvenil de Viseu, o Padre José Júlio Almeida e também o Padre Pablo Lima, Diretor Diocesano de Pastoral Juvenil de Viana do Castelo.
Na paróquia de Ascoli, os jovens italianos receberam os portugueses para as atividades que pontuaram esta semana que antecedia o encontro com o Papa. Com o português, o italiano e algum inglês à mistura, os jovens portugueses integraram-se depois na pastoral para realizar atividades diocesanas.
.: Programação oficial da Viagem do Papa
.: Vaticano convida jovens a usarem trem para ir a Loreto
A programação desta semana foi marcada com Celebrações Eucarísticas de manhã e a tarde os jovens participavam de alguns "laboratórios" com diferentes temas. O Padre José Júlio Almeida participou nas conferências sobre diálogo inter-religioso e inter-cultural, espiritualidade e missiologia.
Uma das atividades em que os jovens portugueses deram o seu contributo foi na arrecadação de alimentos. Pelas ruas e casas de Ascoli, "andaram pedindo comida", conta o sacerdote. Sem falar italiano "foi muito engraçado". O objetivo era recolher alimentos para enviar para as missões, neste caso concreto, para Mato Grosso, no Brasil. Um dos laboratórios de missão tinha por tema a região brasileira. Os alimentos recolhidos vão agora ser enviados para o Brasil. "Para além da arrecadação dos alimentos, a experiência valeu pelo contato com os italianos e pela alegria gerada", explica o Padre José Júlio Almeida.
Do contato com os jovens italianos, o responsável do Departamento Diocesano da Pastoral Juvenil de Viseu sublinha "o acolhimento, a humildade e o espírito aberto à delegação portuguesa".
Antes da partida para a Itália "havia o receio de não saber bem para o que vínhamos e com quem íamos estar", explica o sacerdote. A organização italiana convidou alguns países a estar presentes e Portugal aceitou, sabendo que poderiam participar até 25 jovens. Algumas dioceses não participaram o que resultou num número superior de jovens de Viana do Castelo.
Em Loreto, o espírito que une os jovens é o mesmo "de umas mini Jornadas Mundiais da Juventude". "Sabemos que estão cerca de 150 jovens da Polônia, da Geórgia, entre muito outros", adianta o Padre José Júlio Almeida.
Amanhã Bento XVI chega a Loreto. Para os portugueses apenas a viagem já é motivo de grande alegria, "a somar a isso, a possibilidade de estar com o Papa e rezar com ele é motivo de emoção e de grande entusiasmo".
O Padre José Júlio Almeida não refuta a idéia de, num futuro próximo, uma diocese portuguesa preparar um encontro desta natureza. "Possível será sempre e seria muito agradável", finaliza.